30/03/2023 12h44
atualizado em: 30/03/2023 14h48
Facebook

O parlamentar também destacou conquistas de seu mandato, como escolas e base da GCM para a região do Wanel Ville, além do aplicativo da saúde

O empenho do Legislativo em aprovar projetos de lei voltados para a população de menor renda, como o aluguel social, e a economia de custos na Câmara Municipal sem comprometer a produtividade legislativa foram algumas das questões tratadas pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 30, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o presidente do Legislativo sorocabano também falou dos projetos sobre habitação popular aprovados em sessões extraordinárias.

“Quando temos a oportunidade de convocar uma sessão extraordinária para votar projetos dessa magnitude é sempre uma satisfação, porque são projetos que não se limitam à parte burocrática, vão atender a população lá na ponta, justamente o trabalhador, as pessoas mais necessitadas”, afirma Cláudio Sorocaba, lembrando que as sessões extraordinárias duraram praticamente 11 horas, foi um trabalho exaustivo, com 23 projetos na pauta, mas o resultado foi positivo. “Procurei conduzir os trabalhos de forma um pouco descontraída até para aliviar as tensões naturais de uma sessão tão longa”, acrescenta.

Contas aprovadas – Cláudio Sorocaba também falou de sua satisfação em ter suas contas como presidente do Legislativo aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. “As minhas contas de 2014 já tinham sido aprovadas, mas as de 2015 ficaram paradas, agora também foram aprovadas. Isso mostra que procuramos fazer uma administração correta. Na nossa atual gestão, por exemplo, conseguimos produzir praticamente o triplo no Legislativo municipal, mas, ainda assim, fizemos uma economia de mais de R$ 25 milhões, um dinheiro que volta para a saúde, para a educação, para beneficiar o trabalhador”, argumenta.

Cláudio Sorocaba destacou o trabalho dos parlamentares: “Quero parabenizar todos os vereadores e vereadoras que trabalham muito, trabalham praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo a população inclusive nos finais de semana, de segunda a segunda. E ainda assim conseguimos economizar para os contribuintes”, enfatizou Cláudio Sorocaba, destacando que o presidente da Casa não faz nada sozinho e depende do trabalho conjunto dos demais parlamentares e dos servidores da Casa. “Acredito que, na história da Câmara Municipal, a nossa foi a maior economia já feita. Isso prova que podemos economizar sem reduzir a qualidade do serviço prestado à população. Isso é valorizar o dinheiro do contribuinte”, acrescentou. 

Aplicativo da saúde – O presidente da Casa também falou do aplicativo para agendamento de consultas na saúde, uma sugestão que apresentou ao prefeito Rodrigo Manga e foi acatada e implementada pela Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente na UBS do Éden. “É triste o munícipe ter que levantar de madrugada apenas para marcar uma consulta e ainda correndo o risco de, depois de todo esse trabalho, não ter vaga. Então, sugeri ao prefeito para criar um aplicativo, através do Parque Tecnológico; ele gostou da ideia e o aplicativo está em fase experimental e vai ser ampliado para as outras regiões”, conta.

Outra tema abordado pelo presidente do Legislativo foi o BRT. Cláudio Sorocaba, atendendo demandas da população e dos comerciantes, sugeriu mudanças no projeto do BRT na Zona Oeste e, juntamente com o prefeito Rodrigo Manga, esteve em Brasília, quando essas mudanças foram conquistadas. “Graças a Deus, conseguimos mais esse ramal, que vai até o Parque do Ipiranga, até o antigo BMiniterminal, que vai dar lugar a um terminal de grande porte. É mais uma conquista, mais uma valorização daquela região, que engloba vários bairros, como o Jardim Ipiranga, Parque Manchester, Wanel Ville, Júlio Mesquita, Santa Bárbara, Montreal, Tropical, Piazza di Roma, entre outros bairros. É uma cidade aquela região”, observa.

Base da Guarda – Outra conquista que o vereador fez questão de lembrar é a implantação de uma base da Guarda Civil Municipal na região do Wanel Ville, que deve contar com um canil municipal e também com a Inspetoria de Operações Especiais. “Essa é uma luta antiga nossa. Tínhamos ali a 1ª Companhia da Polícia Militar, mas, nos quatro anos em que, por ter sido candidato a vice-prefeito, fiquei fora da Câmara, tiraram essa base de lá. Agora, conseguimos levar a base da Guarda Municipal, que vai dar mais segurança para a região”, comemora o presidente da Câmara, que também elenca a construção de duas unidades escolares na região do Júlio de Mesquita Filho.

Por fim, o presidente da Câmara também falou da fase de acolhimento dos novos servidores do Legislativo sorocabano, aprovados em concurso público, que ocorrerá na próxima semana. Cláudio Sorocaba destacou a importância do serviço público, numa cidade de quase 700 mil habitantes, como Sorocaba, em que as demandas são crescentes. A entrevista do presidente da Casa pode ser conferida na íntegra nos redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).