31/03/2023 11h13
Facebook

O casal Sérgio Minitti Igreja e Eliane Igreja, do Rotary Club foram os entrevistados do programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, nesta sexta-feira, 31. No programa, conduzido por Priscilla Radighieri, os convidados – moradores de Piracicaba e que coordenam o distrito do Rotary que inclui a região de Sorocaba, falaram sobre o trabalho da instituição que conta com 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo.

O Distrito 4621, onde Sérgio é governador e Eliane coordenadora, na Gestão 2022-2023, conta com a participação e 50 municípios, 84 clubes e 1620 associados. Em Sorocaba são 14 clubes. “De Ourinho a Apiaí, de Indaiatuba até Agudos. Nesse quadrante estão distribuídos nossos clubes”, ressaltou o governador. Durante a entrevista, o casal falou sobre projetos desenvolvidos pelo grupo, inclusive durante a pandemia, quando rotarianos, por meio de parcerias, estiveram nos asilos testando os idosos, além de confeccionarem máscaras e faceshields e promoverem a doação de equipamentos hospitalares. 

Atualmente, um dos programas destacados foi o de prevenção ao câncer infantil, por meio de treinamento para o diagnóstico precoce, com apoio do Gpaci. Há ainda a campanha de erradicação da pólio, desenvolvida em todo o mundo, inclusive em áreas de guerra.

Segundo Eliane, que ingressou no Rotary em 2012, a única exigência para se tornar um rotariano é ter uma atividade profissional, pois o enfoque principal não é o assistencialismo, mas sim o desenvolvimento de projetos de impacto na sociedade. “É um voluntariado que exige elaboração de projetos. O diferencial do Rotary é exatamente isso. Fazemos um voluntariado nos doando na nossa parte profissional, no nosso conhecimento. É uma retribuição do que a vida nos deu, que devolvemos para a comunidade”, ressaltou. 

Entre as áreas de forte atuação da fundação (são sete áreas de enfoque) estão meio ambiente, saúde materna e infantil, educação e cultura da paz. “Onde não há dignidade provavelmente não haverá paz”, ressaltou o governador. De acordo com Eliane, apesar de ser uma instituição centenária, apenas neste ano foi eleita a primeira presidente mulher do Rotary Club, no Canadá. 

Sessão solene - Os 100 anos do Rotary no Brasil foram comemorados em solenidade na Câmara, na noite desta quinta-feira, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), que destacou o papel social da instituição através de ações solidárias. Fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, pelo advogado Paul Harris (1868-1947), o Rotary está presente no Brasil desde 28 de fevereiro de 1923, quando foi fundado o Rotary Club do Rio de Janeiro, então Capital Federal.

A entrevista com o casal Sergio Minitti Igreja e Eliane Igreja está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), assim como a sessão solene em homenagem ao centenário do Rotary Brasil.