31/03/2023 14h26
atualizado em: 31/03/2023 15h22
Facebook

O parlamentar falou sobre seu trabalho legislativo no programa Bate-Papo com os Vereadores

Política de habitação para a população de baixa renda, melhorias no atendimento de saúde, vagas para crianças nas creches e o contato direto com a população dos bairros foram alguns dos temas abordados pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, na manhã desta sexta-feira, 31. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também falou de sua infância e adolescência no Jardim Iguatemi, tendo sempre estudado em escolas públicas.

Aos 19 anos, Caio Oliveira ingressou na Igreja Mundial do Poder de Deus, onde passou a trabalhar em projetos sociais da igreja, como a coleta de donativos para vítimas de inundação e o trabalho com dependentes químicos, e foi nesse período em que conheceu o atual prefeito Rodrigo Manga, de quem foi assessor parlamentar na Câmara Municipal, quando Manga era vereador, e, depois, auxiliar da administração, integrando o secretariado do atual prefeito, antes de assumir a vaga deixada por Vitão do Cachorrão na Câmara.

Trabalho social – “A partir do trabalho social fui me aproximando da política, como forma de potencializar o atendimento à população mais carente”, afirma Caio Oliveira, que considera seu trabalho como assessor parlamentar um grande aprendizado. Nas eleições de 2020, ficou como suplente do Republicanos e, com a eleição de Rodrigo Manga para prefeito, assumiu o cargo de Ouvidor do Município, onde conta que procurou desenvolver um trabalho técnico, e, contando com servidores comprometidos, conseguiu zerar as demandas do setor, colocando tendas em pontos da cidade para atender mais de perto a população.

Caio Oliveira também passou pela direção do Parque Tecnológico, onde ajudou a desenvolver, com a equipe técnica do órgão, por meio de impressora 3D, um equipamento que funciona como suporte para crianças que têm problemas de articulação no pescoço e não conseguem mantê-lo ereto, tendo dificuldade para comer. O vereador conta que a criação do equipamento foi sugerida por uma mãe, que tinha uma filha com esse problema de articulação no pescoço.

“Conseguimos criar esse equipamento, por sugestão da mãe, e o projeto está beneficiando mais crianças tanto de Sorocaba quanto da região, que precisam desse articulador. Ele tem um suporte, que segura a cabeça da criança e ela consegue ter alimentação adequada, com a postura adequada, em cima da cadeirinha especial”, explica o vereador, enfatizando que grande parte de seus projetos e ações nascem de sugestões da própria população, como ocorreu no caso da criação desse suporte para o pescoço de crianças com problemas de articulação.

Política de habitação – Presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, Caio Oliveira comentou as últimas sessões extraordinárias, em que foram aprovados projetos voltaram para a habitação da população de baixa renda, inclusive um projeto de regularização fundiária. As sessões extras contaram com a presença de moradores dessas áreas, participação que o vereador considera muito positiva. “A regularização dessas áreas é fundamental para a dignidade dessas famílias, pois vai propiciar a elas ter energia, saneamento básico, entre outras melhorias", afirma o vereador, que falou, ainda, do atendimento à população na Câmara e também nos bairros, para conhecer diretamente as demandas da cidade.

O vereador também explicou seu projeto de lei que tem como objetivo ampliar a oferta de vagas em creche para crianças de quatro meses a três anos. “Esse é um direito da criança, fundamental para sua formação. Hoje, temos quase 3 mil crianças na fila de espera por creche. A Prefeitura já anunciou a construção de novas creches, mas, até que elas fiquem prontas, a Prefeitura poderá alugar imóveis e fazer adaptações necessárias para que uma creche funcione no local”, explica o vereador, observando que isso vai gerar economia para o município.

Caio Oliveira também falou sobre outras demandas que estão sendo prioridade de seu mandato, entre elas, pavimentação de ruas em bairros como o Jacutinga; a necessidade de garantir mais segurança para os equipamentos públicos, nos parques da cidade, para evitar furtos; o aumento do número de agentes de trânsito na cidade; a melhoria do transporte especial; e a implantação de atendimento de primeiros socorros nos terminais do Parque São Bento e no Vitória Régia. O vereador lembra que essa proposta começou com o então vereador Rodrigo Manga, com a implantação de postos de primeiros socorros nos terminais São Paulo e Santo Antônio, e disse que a Prefeitura se comprometeu a instalar postos de primeiros socorros nos novos terminais.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista de Caio Oliveira no programa “Bate-Papo com os Vereadores” está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara de Sorocaba (YouTube e Facebook).