03/04/2023 10h13
atualizado em: 03/04/2023 10h16
Facebook

O Programa de Ambientação para Novos Servidores teve início na manhã desta segunda-feira e prossegue até a próxima quarta-feira

Planejado e organizado pela Escola do Legislativo e o Laboratório de Inovação “LabLeg Sorocaba” da Câmara Municipal de Sorocaba, em parceria com a Secretaria Institucional da Casa, o Setor de Recursos Humanos e o Cerimonial, o Programa de Ambientação para Novos Servidores da Câmara Municipal de Sorocaba teve início na manhã desta segunda-feira, 3, quando os novos servidores foram recebidos na Sala de Reuniões da Casa e se inteiraram de pilares fundamentais do serviço público, como ética e cidadania, deveres e regime disciplinar e noções gerais sobre a administração pública municipal, bem como os direitos dos servidores.

“Costumo dizer que os vereadores, o prefeito e os demais agentes políticos, em todas as esferas de poder, precisam trabalhar em equipe e, portanto, os servidores públicos são fundamentais. Sem eles, as obras e serviços que a nossa população espera não saem do papel. Por isso, é fundamental esse programa de ambientação e socialização de novos servidores”, afirma o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), observando que o Legislativo sorocabano realizou um concurso público recente e reiterando que “a integração proporciona uma relação positiva entre o funcionário e a instituição e, por consequência, possibilita uma melhor atendimento aos munícipes”.

“Melhor serviço” – Para o diretor-geral da Escola do Legislativo de Sorocaba, Anderson Santos, “as instituições públicas que possuem um programa de ambientação criam, desde o início, um laço de confiança com seus novos servidores, fazendo com que eles se sintam mais seguros para exercer suas funções e prestar um melhor serviço à população”. Por sua vez, o coordenador-geral do Laboratório de Inovação LabLeg Sorocaba, Paulo Marquêz, acredita que o programa de socialização e ambientação de novos servidores “contribui para que a instituição alcance seus objetivos organizacionais, por meio de um processo de aprendizagem organizado e padronizado pelo LabLeg Sorocaba, facilitando a assimilação por parte dos novos servidores”.

Os organizadores do programa de ambientação de novos servidores sustentam que o programa tem como objetivo reduzir a ansiedade natural de quem se insere num novo ambiente de trabalho, por meio do conhecimento da instituição e dos novos colegas, e, com isso, reduzindo o tempo de adaptação dos novos servidores, o que resulta em melhor prestação de serviços para a sociedade. O programa se destina a novos servidores de carreira, aprovados em concurso, e aos demais servidores que ingressam por outros meios de contratação.

Diretrizes do Programa – O Programa de Ambientação para Novos Servidores da Câmara Municipal de Sorocaba está estruturado em um modulo, com 30 horas de atividade. Nesta segunda-feira, 3, pela manhã, os temas do acolhimento são: iniciação ao serviço público; administração pública municipal; ética e cidadania; direitos do servidor; deveres e Regime disciplinar Aplicado ao Servidor Público; e Roteiro Educador. 

Também nesta segunda-feira, 3, no período da tarde, serão tratadas as seguintes questões: legislação de pessoal; o trabalho na Câmara Municipal (jornada de trabalho, estágio probatório, frequência, saúde e exames periódicos etc.). Já na terça-feira, 4, no período da manhã, os servidores conhecerão a Funserv e, à tarde, serão apresentados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba.

Na quarta-feira, 5, o acolhimento prossegue com os novos servidores conhecendo toda a estrutura organizacional da Câmara de Sorocaba e participando de uma palestra sobre desenvolvimento institucional. As atividades serão realizadas na Sala de Reuniões, ao lado da presidência do Legislativo, e no plenário da Casa.