03/04/2023 15h29
Facebook

Homenagem foi realizada por iniciativa do vereador Cristiano Passos

Por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos), a Câmara Municipal de Sorocaba realizou nesta segunda-feira, 3, sessão solene para conceder o Título de Cidadão Sorocabano ao cantor e compositor sertanejo Chitãozinho, nome artístico de José Lima Sobrinho, famoso pela dupla com o irmão Xororó.

Além do parlamentar proponente, que presidiu a solenidade, compuseram a mesa de honra o vereador Rodrigo do Treviso (União), o Secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, e o Secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão. Também participaram da homenagem o vereador Ítalo Moreira (PSC), o locutor sorocabano Gigante do Brasil – que recitou um poema dedicado ao homenageado – e o cantor Renan Valentti, que durante a sessão cantou junto com Chitãozinho a música “Evidências”.

Em seu discurso, Cristiano Passos contou que conheceu as músicas de Chitãozinho e Xororó no fim da década de 1980, ao se mudar para o Paraná. O vereador destacou a longevidade do sucesso da dupla. “Vocês nunca deixaram de estar em atividade. Sempre em destaque, sempre um sucesso. Isso é importante, porque é a humildade que faz isso acontecer. Me sinto honrado de entregar essa homenagem e receber você aqui em Sorocaba nos seus 50 anos de carreira”.

O vereador Rodrigo do Treviso afirmou que realizou um sonho de sua vida ao conhecer Chitãozinho. “A sua vida é um exemplo. Abrimos a porta da cidade para você, do jeito que abrimos o coração quando ouvimos uma música sua”.

O Secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner, salientou a importância do homenageado na cultura nacional. “Chitãozinho levou a música regional para todo o Brasil e para o mundo, transformou a música regional em música universal. Parabenizo Chitãozinho, o novo cidadão sorocabano, que temos muito orgulho de receber em nossa cidade”.

Chitãozinho usou a tribuna para agradecer a homenagem e destacou que Sorocaba faz parte de sua vida desde o início de sua carreira. “Muitas pessoas não sabem, mas no começo da década de 1970 a gente ingressou em uma caravana e em Sorocaba fizemos nosso segundo show como profissionais. Depois, estivemos novamente aqui em vários momentos importantes, então a cidade de Sorocaba está presente em nossa alma, em nosso coração. Estou muito feliz de a partir de hoje ter sido nomeado por vocês como cidadão sorocabano, com muita honra”.

Dados biográficos – Casado com Márcia Alves Lima e pai de Aline, Alisson e Enrico, Chitãozinho é natural da cidade de Astorga, no Paraná, onde nasceu em 5 de maio de 1954. Começou sua carreira musical tocando violão em festas e bares, antes de se juntar com seu irmão mais novo, Durval de Lima, o Xororó, formando a dupla Chitãozinho & Xororó.

Juntos, Chitãozinho & Xororó se tornaram uma das duplas sertanejas mais populares do Brasil. Eles são conhecidos por misturar elementos do sertanejo tradicional com outros gêneros musicais, como rock e pop, e por usar harmonias vocais em suas músicas. Hoje, levam o título de “reis do sertanejo” por terem sido os precursores do ritmo nas rádios FM do Brasil e recordistas em vendas de discos no país, com mais de 40 milhões de CDs e DVDs, além de terem ganhado cinco troféus do Grammy Latino.

Chitãozinho também desenvolveu uma carreira solo paralela, lançando diversos álbuns ao longo dos anos. Ele é um dos artistas mais respeitados da música sertaneja brasileira e já recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira. Além disso, ele é conhecido por seu trabalho filantrópico, apoiando diversas causas sociais, como a educação infantil e a luta contra o câncer.