O vereador também abordou outras ações de seu mandato legislativo na entrevista ao programa radiofônico “Jornal da Câmara”
O Sistema de Defesa do Consumidor visando a redução da inadimplência, a qualidade da água consumida pelos munícipes e o desassoreamento de córregos para evitar enchentes foram assuntos abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 4, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre o futebol varzeano, entre outros assuntos.
Presidente da Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor, Rodrigo do Treviso defendeu o Projeto de Lei nº 344/2022, de autoria do Executivo, que trata do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 4. “Esse projeto é muito importante, ele tem como objetivo criar meios de reduzir o superendividamento da população, que se agravou no período da pandemia. Uma pessoa endividada fica fora do mercado. Então, é preciso refinanciar essa dívida e fazer com que essas pessoas voltem para o mercado de consumo e possam comprar produtos, se alimentar melhor, movimentando a economia e gerando renda”, argumenta.
Rodrigo do Treviso também comentou a Lei nº 12.721, de sua autoria, que garante ao consumidor do serviço de água e esgoto um desconto de 1/30 (um trinta avos) sobre o valor da tarifa mínima do serviço proporcionalmente aos dias de recebimento de água suja ou imprópria para uso na residência. Pelo fato de o autógrafo de lei ter sido vetado pelo Executivo, a referida lei foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL).
Para o vereador, o desconto na tarifa de água nos dias em que o consumidor receber água suja em sua torneira é uma questão de justiça, uma vez que todo consumidor tem o direito de receber um produto ou serviço nas condições previstas, conforme o quanto pagou por ele. Para o vereador, garantir água de qualidade para o consumidor também é uma questão de saúde pública. “Se as pessoas consumirem água suja, as unidades básicas de saúde não vão dar conta de atender a população, que pode ter uma virose”, afirma.
Rodrigo do Treviso também defendeu o desassoreamento do Rio Sorocaba e dos córregos para evitar enchentes. “No final do ano, choveu forte naquela região do Jardim Marly, estive lá com o prefeito, e a gente conseguiu resolver aquele problema. A ideia é criar um bolsão, um piscinão, para que gente possa amenizar o problema mais ainda”, afirma o vereador, que também falou das visitas que fez em outros bairros da Zona Norte para tratar dessas questões de saneamento.
Na entrevista, que está disponível nas redes sociais da Câmara, o vereador Rodrigo do Treviso também abordou outras questões, como o futebol varzeano, do qual é um defensor, e falou de sua participação na sessão solene que concedeu o Título de Cidadão Sorocabano ao cantor Chitãozinho, da dupla Chitãozinho & Xororó, por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos). Para Treviso, além de ser um ídolo, que venceu pelos próprios méritos, Chitãozinho gera dezenas de empregos em Sorocaba por meio de sua empresas, sendo merecedor do título que lhe foi concedido.