05/04/2023 16h09
atualizado em: 05/04/2023 16h12
Facebook

Diante dos atentados em escolas ocorridos nos últimos dias pelo Brasil, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) solicitou, na tarde desta quarta-feira (5), o início de uma operação de segurança para prevenir casos como esses nas escolas de Sorocaba. O pedido foi realizado por meio de requerimento à prefeitura para que a Guarda Civil Municipal (GCM) e outras secretarias possam agir com extrema urgência. 

O requerimento também solicita que a operação seja realizada com detector de metais em todas entradas das escolas e creches, ampliação do número de vigias, volta da GCM em unidades escolares, além do reforço de sistema de câmeras de videomonitoramento. Outro pedido é a parceria entre Prefeitura de Sorocaba e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, no trabalho cibernético para investigar atitudes suspeitas nas redes sociais. 

Segundo Caio Oliveira, essa operação é de extrema importância para Sorocaba. “Somente no ano de 2022 foram registrados seis atentados em escolas no Brasil, que tiraram a vida de dezenas de pessoas, entre alunos e professores. Não podemos mais esperar, temos que agir na prevenção para que Sorocaba não viva uma tragédia”, alerta o parlamentar. 

Desde 2011, o Brasil teve um total de 13 ataques em creches e escolas. O mais recente aconteceu nesta quarta-feira (5), quando um homem invadiu uma escola em Blumenau (SC) com uma machadinha e matou quatro crianças.  

(Assessoria de imprensa – vereador Caio Oliveira – Republicanos)