O político do PT aprovou 39 leis na Assembleia Legislativa durante seus mandatos
Autor da lei de Combate à Violência nas Escolas, hoje programa Escola da Família, e idealizador da Região Metropolitana de Sorocaba, o ex-deputado estadual Hamilton Pereira foi o convidado do “Resenha Política”, da Rádio Câmara (também transmitido pela TV Câmara), desta quarta-feira, 12. No programa, conduzido por Fábio Mascarenhas e Lincoln Salazar, o entrevistado falou sobre as conquistas de sua trajetória política em prol dos trabalhadores e da população.
Durante a entrevista, o convidado comentou a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, cuja lei, de sua iniciativa foi acatada pelo então governador Geraldo Alckmin. “O professor Zanella foi a primeira pessoa que provocou a classe política, quando publicou um artigo dizendo que a região de Sorocaba era uma região metropolitana, com a apresentação de dados, inclusive da locomoção de pessoas que moravam em outro município e trabalhavam ou estudavam em Sorocaba”, lembrou, citando ainda que onze pesquisadores da Universidade de Sorocaba auxiliaram na construção da lei.
O político do Partido dos Trabalhadores falou ainda sobre a importância do diálogo para a boa prática da política entre tantos pensamentos e partidos diferentes. “Eu nunca tinha sido vereador. Fui eleito deputado para o maior parlamento do país, depois do Congresso Nacional. Para mim, aquilo foi a melhor universidade da minha vida”, afirmou.
Violência nas escolas - O ex-deputado Hamilton Pereira aprovou 39 leis na Alesp, em cinco mandatos, incluindo a que criou o Programa de Combate à Violência nas Escolas, em 1999, depois chamado Escola da Família. Ao falar sobre a elaboração e aprovação da lei, ele comentou os casos de violência que vêm sendo registrados nas escolas e a insegurança gerada na população.
“Se hoje eu pudesse dar um conselho para o prefeito e o novo governador, seria que esse programa está pronto, com todas as premissas do Paulo Freire no projeto “Pela Vida não à Violência”. A escola é um lugar de acolhimento, não de polícia. É comunitária. Chama a comunidade para ser parceria do poder público e participar desse espaço de construção da cidadania e a escola vai ter segurança”, disse.
Hamilton Pereira também falou sobre o início de sua carreira no movimento sindical e sua filiação ao Partido dos Trabalhadores em 1982, quando se candidatou a vereador em Sorocaba. Na eleição de 1992 foi candidato a prefeito, tendo a professara Tânia Bacelli como vice, tendo ido para o segundo turno com Paulo Mendes, que acabou eleito com menos de 3% de diferença de votos. Em 1994, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, tendo sido quatro vezes reeleito.
Transmitida ao vivo pela Rádio e TV Câmara, a entrevista completa com Hamilton Pereira ficará disponível no portal e redes sociais da Casa.