O parlamentar é autor da Lei nº 12.684, que prevê a instalação de câmaras de videomonitoramento nas escolas
O vereador Ítalo Moreira (PSC) apresentou uma indicação ao Poder Executivo para incluir a obrigatoriedade de cercas elétricas nas escolas municipais. A proposta se deve aos recentes atentados em escolas ocorridos pelo Brasil e especificamente em Sorocaba, que levaram o prefeito Rodrigo Manga a declarar emergência na educação no município.
“É preciso aprimorar o resguardo jurídico e proteger as escolas, visto que a Lei nº 12.684, de 18 de novembro de 2022, de minha autoria, torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento de segurança em todas as escolas públicas municipais”, afirma Ítalo Moreira. “Assim, com a inclusão da obrigatoriedade de cercas elétricas nas escolas, haverá um aumento na segurança dos estudantes, bem como dos pais, mães, servidores e demais envolvidos no ambiente escolar”, explica o parlamentar.
Ítalo Moreira cita levantamento da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre casos de ataques em escolas por alunos ou ex-alunos mostrando que, desde 2002, foram registradas 22 ocorrências, sendo que em uma ocasião o ataque envolveu duas escolas. Ao todo, 30 pessoas morreram, sendo 23 estudantes, cinco professores e dois funcionários das escolas. Do total de casos, mais da metade está concentrada apenas nos últimos dois anos.
“Com essa proposta, Sorocaba irá se juntar a outras cidades do país que já adotaram medidas visando aumentar a segurança nas escolas, com a instalação de cercas elétricas”, afirma Ítalo Moreira, observando que sua proposta aguarda análise e aprovação do Poder Executivo.
(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/PSC)