14/04/2023 17h54
Facebook

Programa Comissões em Debate também teve a participação de Secretário de Segurança, Comandante da GCM e capitão da Polícia Militar

O programa “Comissões em Debate”, da Rádio Câmara Sorocaba, teve essa semana uma edição com o tema “Segurança nas Escolas”, com participação do vereador Dylan Dantas (PSC), integrante da Comissão de Segurança Pública do Legislativo. Três convidados participaram do debate: o Secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; e o coordenador operacional do 7°BPM, capitão Isaías Pires.

No início do programa, os participantes destacaram o problema do pânico propagado devido a informações sobre recentes episódios de violência em escolas por todo o país e ameaças de novos ataques, muitas vezes baseadas em notícias falsas ou exageradas. Dylan Dantas pediu calma à população e afirmou que as instituições de segurança e o Poder Público estão monitorando e agindo para proteger as crianças e funcionários. “Tem muita notícia falsa sendo divulgada. Quanto mais se dá visibilidade a isso, pior é”, alertou o vereador.

O secretário Alexandre Caixeiro disse que um caos foi estabelecido por conta de boatos e reiterou a importância de não se propagar mensagens de pânico. “Quando receber uma notícia, pense se ela procede, verifique e não repasse o que pode ser mentira”, orientou, convocando a população para o combate a trotes e notícias falsas. “Precisamos evitar mobilizar as forças de segurança sem motivo”, afirmou.

O comandante da GCM, Davi Dutra, deu a dica de checagem de imagens pelo Google, por meio da ferramenta de busca por imagens, e orientou a população a averiguar a fonte. Já o capitão Isaías Pires destacou que as autoridades policiais estão imbuídas a oferecer aos profissionais da educação a maior tranquilidade possível para voltarem às suas rotinas normais e ajudar com a ferramenta do esclarecimento. “Nesse momento a informação correta é tudo”, finalizou.

Providências necessárias –Os participantes destacaram a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas escolas. Dylan Dantas recomendou aos pais que verifiquem os materiais de seus filhos, saibam com quem eles estão se envolvendo e monitorem suas atividades na internet para garantir que não estejam expostos a situações de risco.

Alexandre Caixeiro reforçou a necessidade de atenção dos pais para mudanças de comportamento ou atitudes estranhas de seus filhos, como vermelhidão nos olhos e troca do dia pela noite, pois isso pode indicar problemas de saúde ou emocionais que precisam ser abordados. Ele também incentivou a participação ativa dos pais no dia-a-dia da escola, colaborando em ações de prevenção e segurança.

Já Isaías Pires destacou a importância da participação da comunidade na segurança escolar, através do programa "Vizinhança Solidária Escolar". Ele afirmou que as escolas não podem ser as únicas responsáveis pela segurança dos alunos e que os pais também devem estar atentos aos sinais de mau comportamento e agir preventivamente. Além disso, garantiu que as forças de segurança estão prontas para oferecer apoio às escolas que precisarem e que o policiamento tem sido reforçado nas unidades escolares.

Cartilha de segurança – O grupo debateu o lançamento, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, de uma cartilha de segurança e outras ações emergenciais para implantação nas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba.

As 10 medidas definidas são: palestras e treinamentos em segurança nas escolas para os municípios; videomonitoramento nas unidades escolares; formação de um Grupo de Trabalho, envolvendo secretários de Segurança e Educação das cidades da região, em parceria com as Guardas Civis Municipais, a Polícia Militar e a Polícia Civil; contratação de vigias nas escolas; instalação de detectores de metal nas entradas e saídas das unidades escolares; realização de rondas ostensivas nos arredores das escolas; instalação do “Botão do Pânico” nas escolas em contato direto com as polícias; inteligência das polícias monitorando as redes sociais; criação de Projetos de Lei que regulamentem essas ações também para as escolas particulares; campanha de comunicação maciça nos municípios, divulgando o Disque-Denúncia.

Dylan Dantas afirmou que é favorável a todas as medidas, mas especialmente a atuação de um GCM em todas as escolas. O vereador salientou que a presença dos guardas é mais efetiva do que de vigias, pois os primeiros passam por treinamento, têm supervisão do Poder Público, acompanhamento e fiscalização de vereadores. Por isso, Dylan destacou a necessidade de realizar concursos públicos para aumento do efetivo.

Alexandre Caixeiro esclareceu que para atender a demanda de toda a cidade e também exercer a vigia nas escolas, planeja a reativação da Ronda Escolar. “Quando eu monto essa ronda, os guardas, ao trazerem a sensação de segurança às escolas também oferecem a segurança ao bairro percorrido”. O secretário afirmou também que as defasagens nas carreiras dos guardas municipais serão sanadas no atual governo.

Davi Dutra ponderou que a presença de um GCM em cada escola poderia causar conflitos de autoridade com alguns diretores, como, segundo ele, já ocorreu anteriormente. O comandante reiterou que a Ronda Escolar seria a melhor opção, pois garantiria atendimento rápido às escolas que acionarem a GCM.

Audiência pública – A Câmara Municipal realizará, por iniciativa do vereador Dylan Dantas, uma audiência pública sobre o tema “Segurança nas Escolas” na próxima segunda-feira, às 15h. O debate ocorrerá no plenário da Casa de Leis e serão ouvidos pais, autoridades, especialistas e profissionais da área da educação para proposição de soluções para o problema.

O programa Comissões em Debate sobre o tema segurança nas escolas, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo, está disponível nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara de Sorocaba.