17/04/2023 16h51
atualizado em: 17/04/2023 20h41
Facebook

O vereador de Sorocaba, Ítalo Moreira (PSC), indicou ao Poder Executivo a necessidade de celebração de um convênio com o Estado de São Paulo, objetivando combater o baixo efetivo policial em nossa cidade de Sorocaba, que vem amargando a cada ano índices sempre maiores de insegurança e violência. O documento foi feito em conjunto com o advogado Lucas Gandolfe.

Pautando-se na Lei Municipal nº 12.756, de 31 de março de 2023, o vereador Ítalo justifica que existe atualmente expressa autorização legal para que o Município celebre convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, objetivando o intercâmbio de informações, o emprego combinado de agentes de segurança pública e o desenvolvimento de programas municipais para prevenção do crime e da violência.

Na justificativa do pedido, o parlamentar explica que, há quase 10 anos, vem lutando em prol de mais policiamento em Sorocaba e, após obter da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo números que evidenciam ser a atual situação do efetivo policial pior do que no passado, decidiu intensificar ainda mais o seu trabalho no tema.

“Desde quando era ativista na cidade, venho trabalhando por um aumento do efetivo policial, que na época era de aproximadamente 1 policial para cada 700 habitantes. Hoje, pasmem, se analisarmos os dados estamos indo para 1 policial para cada 837. Não tardará até chegarmos a ter 1 PM pra cada 1.000 habitantes. Um absurdo!”, explica o vereador.

“Nosso mandato está desde o primeiro dia trabalhando no tema de aumento da segurança no município, tanto que já temos mais de três representações protocoladas no Ministério Público. Além disso, aproveitando a nova lei municipal, estamos pedindo que a Prefeitura faça um convênio com o Estado de São Paulo, para aumentarmos o efetivo. É mais uma frente que iremos brigar com o fim de termos mais segurança na cidade”, afirma.

(Assessora de Imprensa – Vereador Ítalo Moreira/PSC)