O vereador é autor de dois projetos que tratam desses temas e de um projeto que busca prevenir a violência contra crianças e adolescentes
A necessidade de incrementar políticas públicas de saúde voltadas para o combate ao câncer infantil e a importância de valorizar as campanhas de vacinação foram duas questões abordadas pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, na Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 18, antes da sessão ordinária da Casa. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre a situação das estradas rurais de Sorocaba, afetadas pelas fortes chuvas que têm caído no município, e sobre o seu projeto de lei que buscar prevenir a violência contra crianças e adolescentes.
“Os moradores de estradas rurais de regiões como Campininha, Flor do Carvalho, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Caguaçu, estão sofrendo muito com essas fortes chuvas”, afirmou João Donizeti, que, antes da entrevista, já havia constatado a situação de muitas dessas estradas. “Tínhamos que ter uma política de manutenção dessas estradas diferente da que existe hoje, com um sistema de escoamento de águas, mas é dada uma manutenção precária pela Prefeitura, que dispõe de poucas máquinas para fazer esse serviço. É um investimento muito pesado, que envolve recursos financeiros muito elevados”, afirmou João Donizeti, ressaltando que estão em curso processos para a futura pavimentação de algumas estradas rurais.
Preocupado com as questões ambientais, que são bandeiras de seus sucessivos mandatos, João Donizeti é taxativo: “A falta de drenagem das águas pluviais é um símbolo negativo do modelo desenvolvimento do país. Grande parte das vias não contam com drenagem de águas pluviais, que representam até 40% do custo de um asfalto. Então, por ser um custo muito alto, o sistema de drenagem acaba não sendo feito, gerando esses problemas”, afirma. Para o vereador, ainda que o grande volume de chuvas ajude a explicar a deterioração das vias públicas, elas sozinhas não justificam o problema, que também decorre, no seu entender, da falta de infraestrutura. “É fundamental investir em infraestrutura, em que pese o algo custo desse tipo de investimento. E, enquanto isso não ocorre, temos que cuidar da manutenção das nossas vias, e temos trabalhado muito nesse sentido”, acrescenta
Câncer infantil – João Donizeti também discorreu sobre os dois projetos de lei de sua autoria constantes da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, que acabaram sendo aprovados em definitivo. Um deles trata do combate ao câncer infantil e o outro da valorização das campanhas de vacinação. “Esses dois projetos de lei nasceram de um anseio da sociedade, encampado pelo Rotary Club, que tem um trabalho em nível mundial sobre a questão do câncer infantojuvenil e desenvolve campanhas de vacinação. O Rotary foi quem nos sugeriu a apresentação desses projetos de lei para conscientizar a população sobre a importância dessas causas”, explicou o vereador.
João Donizeti é autor do Projeto de Lei nº 302/2022, que institui no calendário oficial do Município de Sorocaba o “Dia do Combate e Prevenção ao Câncer Infanto-Juvenil”, a ser celebrado, anualmente, em 15 de fevereiro. Na justificativa do projeto, o vereador observa que os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais. Por outro lado, enquanto muitos cânceres adultos têm sido associados a questões ambientais, ocupacionais ou de estilo de vida, como dieta, álcool e tabagismo, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas, como observou o vereador na entrevista.
Campanhas de vacinação – A outra propositura de autoria de João Donizeti é o Projeto de Lei nº 303/2022, que institui no calendário oficial do Município de Sorocaba o “Dia da Valorização da Prática de Vacinação”, a ser celebrado, anualmente, em 17 de outubro. Na justificativa do projeto, o vereador afirma que, com a pandemia de Covid-19, a importância da vacinação se tomou mais evidente no Brasil e no mundo. Enfatizando que a imunização é uma das principais formas de prevenção de doenças, cita os casos de erradicação da varíola e da poliomielite como provas de eficácia das campanhas de vacinação em massa.
Entretanto, como João Donizeti observou na entrevista à Rádio Câmara, a despeito do sucesso das campanhas de vacinação, nos últimos anos, devido a notícias falsas que tentam pôr em dúvida a eficácia das vacinas, houve uma redução na cobertura vacinal, não só no Brasil, mas em vários outros países. O que, no seu entender, mais do que justifica o seu projeto de lei que tem como objetivo instituir uma data de valorização das campanhas de vacinação em massa. Tanto esse projeto de estímulo à vacinação quanto o de combate ao câncer infantil já foram aprovados na Casa.
Outro tema abordado pelo vereador na entrevista foi o projeto de lei, protocolado na Casa, também de sua autoria, que institui a política de prevenção das mortes violentas de crianças e adolescentes em Sorocaba. “Trata-se de um compêndio de ações que cria uma estrutura para desenvolver políticas públicas voltadas para diagnosticar, focar e agir na questão da violência contra crianças e adolescentes”, explica João Donizeti, cuja entrevista, também transmitida ao vivo pela TV Câmara, já está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.