19/04/2023 12h46
Facebook

Construção do atual prédio do Legislativo e outras histórias do parlamento sorocabano foram temas da entrevista com o político

O ex-vereador e ex-presidente do legislativo sorocabano Oswaldo Duarte Filho participou do programa “Resenha Política”, da Rádio Câmara, desta quarta-feira, 19, quando falou sobre sua carreira política e conquistas importantes como a construção da atual sede da Casa de Leis e implantação da TV Câmara. 

Durante a entrevista, conduzida por Fábio Mascarenhas e Lincoln Salazar, o político falou ainda sobre a importância do Poder Legislativo e a articulação com o Executivo, a evolução de Sorocaba, hoje com grandes indústrias, e o cenário político atual, reforçando a importância do diálogo. 

“O prédio da Câmara Municipal de Sorocaba não veio por acaso. Viemos para cá porque aqui estava estabelecida a praça dos três poderes”, disse, lembrando os estudos realizados pelo prefeito Antonio Pannunzio, que elaborou o Centro Administrativo Municipal, com a intenção de reunir os órgãos públicos no Alto da Boa Vista. 

O prédio, construído em menos de um ano e inaugurado em 1999, gerou críticas e pressões políticas, incluindo liminares embargando a obra, que precisaram ser enfrentadas pelo então presidente e a Mesa Diretora da época, como lembrou. “A Câmara onde estava, já não tinha condições de trabalho, porque acompanhamos a evolução dos tempos. Se não tivesse construído este prédio, não comportaria o número de funcionários que tem hoje”, afirmou. 

“Gastamos dois milhões de reais. É a obra de menor custo da história política de Sorocaba, que atende a todos os requisitos que determinam o código de obras do Município. Umas das poucas obras públicas com gerador, segurança e que contempla entrada e espaço para deficientes. É um orgulho para Sorocaba e é maior e melhor que muitas assembleias legislativas”, ressaltou.

O ex-presidente, também lembrou a criação do canal aberto e implantação da TV Câmara, que entrou no ar em 15 de agosto de 1998, em sessão solene.

Vereador mais jovem - Oswaldo Duarte Filho foi eleito vereador em 1976, sendo considerado o parlamentar mais jovem da história da Câmara de Sorocaba.

Filho de vereador, lembrou também de histórias política da cidade, desde sua infância e sua participação no movimento estudantil, discorrendo sobre a evolução do Legislativo, até sua total independência da Prefeitura. 

“Fiquei muitos anos sentado nas galerias, escutando. Foram uns 12 anos. Acompanhava ferrenhamente as sessões, que muitas vezes acabavam de madrugada, tinha sessões de sábado. Eu não estava ali ouvindo os vereadores, mas ouvindo professores”, afirmou. 

Também citou grandes figuras políticas importantes que passaram pela Casa, como vereadores. “O Legislativo é a melhor escola que um político pode ter, é o contato direto com o povo”, concluiu. Transmitida ao vivo pela Rádio e TV Câmara, a entrevista completa com Oswaldo Duarte Filho ficará disponível no portal e redes sociais da Casa.