20/04/2023 12h48
Facebook

A proposta visa à conscientização da sociedade sobre o atendimento integral e prioritário que deve ser dispensado às crianças de zero a seis anos

Sorocaba poderá contar em seu calendário oficial com a Campanha “Agosto Verde”, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população para a atenção à primeira infância, que compreende crianças na faixa etária de zero a seis anos. É o que prevê o Projeto de Lei nº 114/2023, de autoria do vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), apresentado em plenário durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 20.

“Diversos estudos nacionais e internacionais indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda substantivamente na formação e desenvolvimento de seu potencial. Difundir essas informações é um dos objetivos do Agosto Verde que estamos propondo”, afirma Prof. Salatiel Hergesel.

O parlamentar enfatiza que “uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial e se torne um adulto mais saudável e equilibrado e contribua para o florescimento de uma sociedade com os mesmos valores”. Prof. Salatiel Hergesel observa que o próprio Governo Federal reconhece a importância da primeira infância e instituiu o Programa “Criança Feliz”, por meio do qual as famílias recebem, em casa, orientações sobre o desenvolvimento infantil, constituindo-se, conforme observa, “no maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância”.

A Campanha “Agosto Verde – Mês da Primeira Infância” tem como diretrizes: promover debates sobre a importância e valorização da primeira infância na política pública municipal; realizar ações de conscientização a respeito de questões teóricas sobre infâncias; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas sobre a criança, envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas; estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área; e incentivar doações e apoio as organizações da sociedade civil que cuidam de crianças na primeira infância.