24/04/2023 08h00
atualizado em: 24/04/2023 09h26
Facebook

A iniciativa foi da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e o evento contou com a presença de vereadores e vários grupos de escoteiros de Sorocaba e região

Com a presença de diversos grupos de escoteiros, que lotaram o plenário e a galeria da Casa, a “Semana do Escoteiro” foi comemorada em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira, 20, por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que presidiu a solenidade. O evento teve início com a entrada das bandeiras, seguida pela execução do Hino Nacional Brasileiro e a saudação às bandeiras pelos escoteiros.

Fernanda Garcia dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), Fausto Peres (Podemos) e Ítalo Moreira (PSC); o chefe Michael Pereira de Oliveira, representante da União dos Escoteiros do Brasil (UEB); o comissário do 40º Distrito Escoteiro Lis do Interior, chefe João Augusto; o comissário do 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba, chefe Randal Juliano; e a representante dos Escoteiros do Brasil na Região de São Paulo, Neide Watanabe.

Em sua saudação inicial, a vereadora Fernanda Garcia ressaltou a importância dos escoteiros: “Realizamos esta sessão solene para trazer para esta Casa de Leis os grupos de escoteiros, na Semana do Escoteiro, que, neste ano, tem como lema ‘O Que é Ser Escoteiro’. É um orgulho tê-los aqui. Que tenhamos uma sessão solene muito bonita, à altura de representá-los. E que as pessoas que estão nos acompanhando em suas casas, e ainda não conhecem o trabalho do movimento escoteiro, passem a conhecer e possam participar também” – destacou a vereadora.

Os três vereadores presentes à solenidade – Fausto Peres, Ítalo Moreira e João Donizeti – parabenizaram a vereadora Fernanda Garcia pela realização da sessão solene, que contou com a participação de representantes dos seguintes grupos de escoteiros: Ipanema; Agnes Baden Power; Tobias de Aguiar; Monte Serrat; Santana; Rekôy; Escoteiro do Ar ABC; Tropeiros; Sorocaba Oeste; Terra Rasgada; 20º distrito Escoteiro de Sorocaba; e Escoteiros do Brasil.

Valores e cidadania – A vereadora Fernanda Garcia, em seu discurso, discorreu sobre os casos de violência em escolas pelo país e falou sobre o trabalho dos Escoteiros na sociedade, especialmente em relação à formação de crianças e adolescentes. A parlamentar externou sua preocupação com a saúde mental dos jovens, “muitas vezes afetados pelo uso excessivo de telefones celulares e redes sociais”, e ressaltou a importância do respeito ao próximo e à diversidade, valores que, conforme destacou, são ensinados aos jovens pelos escoteiros. 

“Estamos vivendo um momento de grandes tribulações, que afetam a saúde mental dos jovens, levando muitos à depressão e até a não ver sentido na vida, como mostram as pesquisas. Por outro lado, temos os escoteiros provocando a nossa juventude de forma positiva, transformando vidas, promovendo a fraternidade, o respeito, incentivando o jovem a ser cortês, tudo o que a sociedade mais precisa” – afirmou Fernanda Garcia.

Para a vereadora, quando os escoteiros promovem essa interação com o próximo, a sociedade só tem a ganhar: “O respeito ao próximo é essencial, sobretudo na escola, ensinando a criança a respeitar o diferente; e não só respeitar, mas aprender com o outro”. Fernanda Garcia enfatizou que os escoteiros desempenham um papel importante nesse processo de “construção do ser humano” e reiterou seu desejo de que mais crianças, adolescentes e jovens se interessem em participar do movimento escoteiro, com o objetivo de “transformar a sociedade numa sociedade mais igualitária e fraterna”.

Papel dos escoteiros – Os vereadores Fausto Peres, Ítalo Moreira e João Donizeti também foram unânimes ao ressaltar o papel dos escoteiros em cultivar valores essenciais para as famílias, as escolas e a própria a sociedade, como disciplina, cidadania e civismo, destacando que esses valores se tornam ainda mais essenciais num momento em que as escolas passam por uma crise de segurança, sofrendo ameaças de ataques.

Após o pronunciamento da vereadora, crianças e adolescentes que integram grupos de escoteiros deram depoimentos sobre as atividades voluntárias que realizam e que contribuem para sua formação e Fernanda Garcia entregou votos de congratulações para os grupos de escoteiros, por meio de seus representantes, bem como para apoiadores do movimento escoteiro. 

A sessão solene também contou com apresentações musicais de Jefferson Bertacini, do Grupo Escoteiro Terra Rasgada, que, ao violão, cantou a “Canção da Promessa”. No final, os escoteiros entoaram, a cappella, a “Canção da Despedida”. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e poderá ser vista, na íntegra, no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais (YouTube e Facebook).