O programa Jovens Criativos, do Laboratório de Inovação da Câmara de Sorocaba, recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, o cabeleireiro visagista Lucas Fonseca. Na entrevista, sob o comando do secretário de Comunicação Institucional da Casa, Fábio Mascarenhas, o convidado falou sobre empreendedorismo, carreira e gestão de negócios.
Filho de cabeleireira, o empreendedor iniciou sua carreira em 2008, após um curso profissionalizante, seguido de formação continuada em cortes femininos e masculinos, incluindo treinamento internacional. Hoje é proprietário de uma barbearia que recebe clientes homens e mulheres, sendo este um diferencial do espaço. “As mulheres vêm muito aqui, porque se sentem à vontade”, disse.
Durante a entrevista, Fonseca falou sobre os planos do negócio e lembrou a migração dos salões à barbearia, visando “um espaço acolhedor com pegada vintage”, como pontuou. “Conhecimento é uma virada de chave”, frisou.
O cabeleireiro falou ainda sobre a importância da equipe, do foco e da persistência diante das dificuldades, além do vínculo com o cliente e o atendimento personalizado, assim como a importância da comunicação e do pós-atendimento para fidelização da clientela. Também comentou sobre o conceito do visagismo, que harmoniza a estética com apresentação pessoal. “É entregar qual a necessidade do cliente, qual a imagem ele quer transmitir para o mundo”, explicou.
Para o jovem que quer empreender, Lucas Fonseca citou o que considera fundamental. “Estudo fé e acreditar em você. Essa insegurança existe mesmo. A fé precisa ser forte e é preciso acreditar em você. Empreender é difícil, mas você precisa ter coragem”, finalizou.
Voltado para destacar as ações inovadoras e criativas voltadas à juventude, o programa Jovens Criativos é uma iniciativa que busca despertar o empreendedorismo, inovação, criatividade e a cidadania entre os jovens.
O programa é realizado semanalmente, às segundas-feiras, e todas as edições são transmitidas pela TV Câmara Sorocaba (canais 31.3 em sinal digital aberto, 4 da Net e 9 da Vivo) e redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube).