O vereador Ítalo Moreira (PSC), juntamente com a Associação do Piazza Di Roma, denunciou o baixo efetivo policial de Sorocaba ao Ouvidor da Polícia Militar. De acordo com dados oficiais do IBGE, a cidade possui quase 738 mil habitantes e nosso número de policiais é bem menor do que o recomendado, situação que vem trazendo transtornos para os moradores da cidade.
Com base em dados oficiais do efetivo Policial em nossa região o Vereador constatou que no operacional, que, de fato, atua nas ruas combatendo a criminalidade, nossa cidade de Sorocaba possui 882 policiais militares. Nesse sentido, se puxarmos a média, para uma população estimada de 738 mil habitantes, segundo o censo de 2022, teremos um número extremamente pequeno de PMs para cada habitante.
Desses 882 policiais, frisemos, o BAEP (de 195 policiais) atende toda a nossa região, e não somente a cidade de Sorocaba. Para ser bem exato, o BAEP atende um total de 79 municípios, beneficiando uma população de mais de 3 milhões de pessoas.
Ainda, o COPOM (93 policiais) é uma central de atendimento e logística, não ficando em patrulhamento nas ruas, bem como também beneficia toda a região, e não somente nossa cidade, levando em consideração essas informações nosso efetivo policial é menor que 1 policial para mais de 1000 habitantes.
O número de policiais em Sorocaba é preocupantemente baixo, ficando muito abaixo da média nacional e estadual. Segundo o IBGE, a média no Brasil é de um policial militar para cada 473 habitantes, enquanto no estado de São Paulo temos um policial para cada 488 habitantes, Vale ressaltar que a Organização das Nações Unidas recomenda um policial para cada 250 habitantes. É importante lembrar que em 1994, quando a população de Sorocaba era menor, o número de policiais era maior.
O baixo efetivo policial vem causando transtornos para a população de Sorocaba, como o aumento no número de furtos a residências. Atualmente, a cidade é a quarta do estado de São Paulo com o maior número de furtos a residências. O vereador Ítalo Moreira vem lutando e levantando dados oficiais há quase 8 anos para cobrar que as autoridades competentes tomem medidas para aumentar o efetivo policial na região e garantir a segurança da população, inclusive existe uma representação no ministério público realizada em 2019 de autoria do Vereador sobre o assunto.
O Ouvidor Estadual da Polícia Militar se comprometeu em abrir um protocolo na ouvidoria para apurar os fatos e retornar com mais informações ao Vereador. A iniciativa do vereador e dos líderes comunitários é fundamental para garantir que a segurança pública seja tratada como uma prioridade nas políticas públicas.
(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – PSC)