24/04/2023 16h29
Facebook

A intenção é manter um consultório móvel, com o uso de sedação específica.

Em requerimento aprovado pela Câmara Municipal, o vereador Aith (PRTB) cobra à Prefeitura um estudo para a implantação de um gabinete odontológico móvel para atender a pacientes com necessidades especiais, como pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O parlamentar já havia levado o tema ao Executivo depois de conversar com pais e com profissionais da área da Saúde, sobre a necessidade de prestar serviço odontológico adequado a esses pacientes que não encontram respaldo no atendimento público, já que é necessária a utilização de métodos específicos nesses casos.  

Aith argumentou que profissionais relataram dificuldade em manter crianças e jovens com autismo na cadeira do consultório enquanto o tratamento dentário é executado. “Ir ao dentista geralmente deixa os pacientes ansiosos, imaginem uma pessoa com TEA, por exemplo, deixar anestesiar, permanecer com a boca aberta, imóvel, com o som emitido pela broca!”, justificou.

O vereador explicou que, de acordo com especialistas, a sedação via óxido nitroso, que seria utilizada na unidade móvel, tem se mostrado uma ótima opção, pois possui baixo risco e gera efeito calmante nos pacientes, que assim podem receber a terapia bucal necessária, evitando inclusive possíveis doenças relacionadas, como herpes, aftas e periodontite.

(Assessoria de Imprensa – vereador Aith/PRTB)