Os coronéis Sidney Gomes, Edson Simeira, Hugo Santos e Aleksander Lacerda receberam Título de Cidadania por iniciativa de Fernando Dini (MDB)
Os coronéis Sidney Gomes, Edson Simeira, Hugo Santos e Aleksander Lacerda, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram agraciados, cada um, com o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada no plenário da Casa, na noite de terça-feira, 25. A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (MDB), que presidiu a solenidade.
Os homenageados ocupam os seguintes postos: tenente-coronel Sidney Gomes, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior; coronel Hugo Santos, comandante do Policiamento do Interior; coronel Aleksander Lacerda, subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e coronel Edson Simeira, corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Além de Fernando Dini, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: coronel José Augusto Coutinho, comandante do Policiamento de Choque; coronel Denis Izumida, comandante de Policiamento do Interior 7; secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro, representando o prefeito Rodrigo Manga; Mário Aires, delegado titular do 3º Distrito Policial, representando o delegado seccional, Urban Filho; e o vereador Thiago Brock, presidente da Câmara Municipal de Americana.
Reconhecimento público – O vereador Fernando Dini destacou que à frente destes e de outros postos, os homenageados muito contribuíram para a segurança pública no Estado de São Paulo, especialmente na Região Metropolitana de Sorocaba, sendo merecedores do reconhecimento público por parte do Parlamento sorocabano.
“Os quatro homenageados desta noite – os coronéis Sidney Gomes, Edson Simeira, Hugo Santos e Aleksander Lacerda – sempre trabalharam e trabalham muito em prol da nossa sociedade e se abasteceram dos mais abalizados conhecimentos para exercer da melhor forma possível suas missões, servindo à quase bicentenária Polícia Militar do Estado de São Paulo”, enfatizou Fernando Dini em sua saudação aos homenageados.
As demais autoridades presentes também se pronunciaram na tribuna e a sessão solene contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de outras autoridades da Polícia Militar. Além da execução do Hino Nacional Brasileiro, a Banda Regimental de Música do CPI-7, sob a regência do mestre Fabiano, apresentou peças musicais do repertório tradicional das bandas.
Sidney Gomes – Sidney Roberto Vieira Gomes é paulista de Itapetininga, onde nasceu em 7 de maio de 1973, filho de Carmo Siqueira Gomes e Maria Aparecida Vieira Gomes. Ocupou os seguintes cargos: Estado Maior de Batalhão e de Grande Comando; Comandante de Pelotão, de Companhia e de Batalhão, sendo atualmente o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Recebeu várias condecorações ao longo de sua carreira.
É bacharel e pós-graduado em Direito, com Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança. Como comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, localizado na Avenida Pereira da Silva, no Bairro de Santa Rosália, coordena os trabalhos realizados em prol da segurança e do bem-estar da população sorocabana e de toda a região metropolitana.
Edson Simeira – Edson Luís da Silva Simeira é paulista de Porto Feliz, onde nasceu em 2 de novembro de 1971, filho de Édison Vander Acuio Simeira e Antônia Cecília da Silva Simeira. Ingressou na PM em 1990 e chegou a tenente-coronel em 2017. Exerceu diversos postos de comando na PM, à frente de pelotão, companhia e agência de informações, entre outros. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, entre outros cursos de especialização. Também é bacharel em Direito.
Quando esteve no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), o coronel Edson Luís da Silva Simeira foi responsável por 78 municípios (incluindo os 27 que compõe a Região Metropolitana de Sorocaba), “realizando um importantíssimo trabalho em prol da segurança e do bem-estar da população”, conforme salienta Dini. Atualmente, é corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Hugo Santos – Hugo Araujo Santos nasceu na cidade de São Paulo, em 23 agosto de 1973, filho de Hermelino de Oliveira Santos e Maria Celia Araújo dos Santos. Foi comandante do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária de Sorocaba e, atualmente, é comandante do Policiamento do Interior. Exerceu diversas funções na corporação, inclusive em funções de comando.
Bacharel em Direito, tem Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de ter realizado diversos cursos de especialização, inclusive em nível de pós-graduação. Atua como docente, como instrutor e palestrante sobre assuntos de policiamento e segurança pública e é autor de diversas publicações nessas áreas.
Aleksander Lacerda – Natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 29 de abril de 1972, Aleksander Toaldo Lacerda é filho de Alexes Antônio Lacerda e Maria Marilú Toaldo Lacerda. Ingressou na PM em 1990 e chegou a coronel em 2020.
Foi comandante de Policiamento do Interior 7, que corresponde às Regiões Administrativas de Sorocaba e Itapeva, contando com 78 município e quase 3 milhões de pessoas. E atualmente é subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo e possui diversas condecorações pelo trabalho realizado na corporação.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista, na íntegra, no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais (YouTube e Facebook).