A convite da vereadora, o secretário Clayton Lustosa falou sobre o recadastramento das famílias no Cadastro Ùnico, que está em andamento
Conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, o Cadastro Único – também conhecido como CadÚnico e utilizado pela União, Estados e Municípios para implementação de políticas públicas para famílias em situação de vulnerabilidade – foi destaque do “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 27, por meio de entrevista da vereadora Iara Bernardi (PT), juntamente com o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa.
A pedido da vereadora, o secretário falou sobre o recadastramento das famílias no Cadastro Único, que é o canal de acesso a participação das famílias e pessoas de menor renda em cerca de 30 programas. A vereadora Iara Bernardi lembrou que o Cadastro Único foi implantado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (iniciado em 2003, após a eleição de 2002), quando, conforme disse a parlamentar, “os programas sociais do Partido dos Trabalhadores já vinham sendo construídos ao longo das outras três campanhas para a presidência”.
Retomada social – “Ajudei a construir esses programas, em áreas como moradia, educação, sistema de proteção dos direitos das mulheres, entre outros. Naquela época, quando foi eleito presidente pela primeira vez, Lula disse que toda família precisava ter a garantia de três refeições diárias e voltou a repetir isso agora”, afirma a vereadora, acrescentando que o Brasil chegou a ser reconhecido no mundo como um país que erradicou a fome e contava com programas sociais de excelência, mas que, com o fim do governo Dilma, a miserabilidade voltou a crescer.
Iara Bernardi enfatizou que os programas sociais do Governo Federal estão sendo retomados e foram enviados recursos para o Município de Sorocaba promover o recadastramento das famílias. A vereadora enfatizou a importância de se promover a busca ativa das famílias e realizar campanhas envolvendo as entidades sociais: “É importante atrair as pessoas, as famílias, as entidades que trabalham com essas famílias. Há recurso federal para isso e vieram recursos para Sorocaba” – afirmou, observando que os programas sociais do Governo Federal, além do auxílio direto às famílias, movimentam o comércio local, “a vendinha do bairro”.
Recadastramento nos bairros – O secretário Clayton Lustosa confirmou que a Prefeitura de Sorocaba recebeu R$ 176 mil do Governo Federal para realizar a busca ativa dos potenciais beneficiários do Cadastro Único e contou que o cadastro é autodeclaratório, razão pela qual ocorrem divergências, como no caso de famílias unipessoais. Segundo ele, quando os órgãos públicos fazem o cruzamento de dados, são identificadas muitas divergências e, com isso, mais de 1 milhão de pessoas foram bloqueadas em todo o país, sendo que, em Sorocaba, foram cerca de 12 mil. Em razão disso, será feito um recadastramento, cujo prazo é até 30 de junho.
De acordo com a Secretaria da Cidadania, serão realizados mutirões de cadastramento em vários pontos da cidade. Alguns já foram realizados, inclusive na manhã desta quinta-feira, 27, na Chácara do Lima, no Jardim dos Eucaliptos). Na sexta-feira, 28, das 9 às 12 horas, o cadastramento será no Projeto Buscando a Paz (Avenida Ataliba Pontes, 283, Parque das Paineiras). Já no dia 29 (sábado), das 9 às 12 horas, será no Jardim Cauane (em frente à Rua Eugênia de Oliveira Cirne, 958, na região do Lopes de Oliveira, próximo à linha do trem). Também serão agendados recadastramentos em vários outros bairros.
Iara Bernardi, corroborada pelo secretário, enfatizou que o Cadastro Único é o portal de acesso a cerca de 30 programas sociais, de acordo com as necessidades de cada família e conforme alguns critérios. Entre os principais programas estão o Agro para Todos, Brasil Alfabetizado, Bolsa Verde, Carteira do Idoso, auxílio emergencial, carta social de fomento a atividades produtivas rurais, isenção de taxa para concursos públicos e todos os problemas habitacionais, entre outros. Por fim, a vereadora Iara Bernardi enfatizou que os espaços de comunicação institucional da Câmara Municipal estão à disposição da Secretaria da Cidadania para divulgar a cadastramento. A entrevista da vereadora com o secretário está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.