28/04/2023 08h38
atualizado em: 28/04/2023 08h38
Facebook

Iniciativa visa imunizar o máximo de pessoas para evitar a sobrecarga de atendimentos nas unidades de saúde

O vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, nesta quinta-feira (27), um requerimento que solicita a ampliação da vacinação contra a gripe para toda população. O objetivo desta iniciativa é evitar a gripe e seus possíveis agravamentos, além de impedir que as unidades de saúde fiquem sobrecarregadas com atendimentos de síndrome gripal. 

Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba está imunizando apenas idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; além de outras pessoas dos grupos prioritários. A vacinação ocorre nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. 

Segundo o parlamentar, inúmeras pessoas estão lhe procurando pedindo o acesso à vacina, uma vez que o imunizante se encontra na rede particular por aproximadamente R$ 150,00. “Muitas famílias não possuem condição de comprar a vacina. Queremos que todos possam se vacinar, se assim preferirem. Com pessoas imunizadas, poderemos reduzir o número de atendimentos nas unidades de saúde nesta época de sazonalidade”, explica. 

Caio Oliveira também argumenta que é inaceitável presidiários terem direito à vacina e a maioria da população não. “Temos que dar direito a quem merece e mais precisa. Inúmeras famílias carentes querendo ser imunizadas e ainda não podem. Que a prefeitura possa atender esse nosso pedido tão importante à saúde do cidadão sorocabano”, enfatiza. 

Por meio do requerimento, o parlamentar também questiona se houve registro de mortes de pessoas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e quantos casos de Influenza foram computados em Sorocaba neste ano. 

O requerimento foi votado e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (27). O documento segue para o Poder Executivo que tem 15 dias para responder, podendo prorrogar o prazo por mais 15.