A medida tem como objetivo colocar Sorocaba na vanguarda da aplicação de novas tecnologias no Legislativo
A Câmara Municipal de Sorocaba iniciou um estudo de cooperação técnica com o Parque Tecnológico de Sorocaba para a implantação de tecnologia de Inteligência Artificial em seus veículos de comunicação, visando aumentar a eficiência da comunicação pública. A primeira reunião técnica ocorreu nesta quarta-feira (3).
Para o secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, a oportunidade coloca Sorocaba na vanguarda da aplicação de novas tecnologias no Legislativo, uma das diretrizes apontadas pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL). “Nosso presidente Cláudio tem, neste seu mandato, atuado fortemente na otimização dos processos internos do Legislativo, o que tem gerado grande economia, mais de R$ 25 milhões, e maior eficiência, com recordes de produtividade. Nós sempre estamos estimulados a avançar cada vez mais", afirmou o secretário.
“Estudamos a possibilidade de trabalhar com as mais avançadas tecnologias e poder implantá-las na comunicação pública, aumentando a transparência e acesso aos munícipes, veículos de comunicação e parlamentares. Será um grande passo para a Câmara Municipal", explicou o titular da Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas.
O uso da inteligência artificial por órgãos da Administração Pública visa atender aos princípios da Transparência e da Eficiência. No caso do Legislativo sorocabano, se for adotada, a IA atuará na organização e catalogação do arquivo digital de fotos e vídeos do Legislativo e sua disponibilização à sociedade sorocabana.