Marcel Bartholo falou sobre sua trajetória, suas adaptações de obras literárias e uma série de horror, além do seu processo de criação
O ilustrador, quadrinista e artista plástico Marcel Bartholo, pós-graduado em Artes Visuais, Cultura e Criação, foi o entrevistado programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta sexta-feira, 5. Fluminense de Teresópolis, o artista está radicado em Sorocaba, onde ministra oficinas de desenho e criatividade.
Marcel Bartholo publica quadrinhos desde 2016 e é autor de uma trilogia de terror, em parceria com Rodrigo Ramos, com as histórias em quadrinhos “Carniça”, “Lama” e “Canil”. Também é autor de adaptações literárias para os quadrinhos, destacando-se o conto “A Vida Eterna”, de Machado de Assis, e “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Outro trabalho seu é “João Verdura e o Diabo”, contemplada com o Proac, com roteiro de Lillo Parra.
Formação em história – Marcel Bartholo também ilustrou a série de livros infantis das contadoras de história Jussara Person e Soraya Uno, os livros “Clotilde”, “Honório” e “Judite”, que também foram entrevistadas pelo programa “Manhã Câmara”. O artista contou que seu gosto pelo desenho começou ainda na infância. “A minha alfabetização também foi recheada de histórias em quadrinhos, mas só comecei a trabalhar com desenho tardiamente, por volta de 2008, depois de ter cursado a Faculdade de História”, conta.
Fez aulas de pintura, trabalhou com caricatura em festas e eventos durante muitos anos e deu aulas de desenho. Sua incursão pelo universo dos quadrinhos se deu em 2016. E, como ilustrador, seu primeiro trabalho foi com livro infantil. Segundo ele, há um paradoxo: de um lado, o quadrinista de livros de terror; de outro, o ilustrador de livros infantis fofinhos. Mas para Marcel Bartholo esse paradoxo é apenas aparente, pois as crianças também gostam de histórias de terror, que aguçam sua imaginação.
Encontro no Sesc – Marcel Bartholo também falou sobre o encontro “Ilustra Comic Fest”, criado por ele e Michell Ed em 2014 e realizado em parceria com o Sesc Sorocaba desde 2018. Neste ano de 2023, após a pandemia, o evento voltou a ser realizado presencialmente, na última quinta-feira do mês, e tem como objetivo aproximar o público do universo dos quadrinhos e das ilustrações, por meio de palestras e oficinas. A próxima edição será realizada no próximo dia 25 de maio, no Sesc Sorocaba, no piso da comedoria, às 18 horas.
“É um encontro com mesas com material de desenho para o pessoal poder conversar, desenhar à vontade e se conhecer. Eu e Michell Ed somos os curadores do evento e contamos, a cada edição, com um profissional diferente, dos quadrinhos, da ilustração, da publicidade, dos livros infantil, infanto-juvenil, mais adultos. Tem de tudo. A cada edição são profissionais com diferentes. É um evento que tem dado muito certo”, conta, cujo trabalho pode ser melhor conhecido através da página pessoal do artista na Internet (marcelbartholo.com). A entrevista também foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.