11/05/2023 13h20
atualizado em: 11/05/2023 13h20
Facebook

O secretário Clayton Lustosa, a convite da Iara Bernardi (PT), explicou as ações desenvolvidas para atualizar o cadastro das famílias

O secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, para falar sobre o processo de busca ativa das famílias do Cadastro Único. O secretário esteve no Legislativo a convite da vereadora Iara Bernardi (PT), que ressaltou a importância de Sorocaba cumprir as metas do Cadastro Único com relação ao bolsa-família e cerca de 30 outros programas do Governo Federal. 

“Sorocaba pode receber um recurso considerável do Governo Federal para atender essas famílias, mas para isso as famílias mais carentes, que estão em situação de vulnerabilidade, precisam fazer o recadastramento. E Sorocaba já recebeu um recurso do Governo Federal para fazer a busca ativa dessas famílias e é isso o que o secretário da Cidadania vai nos mostrar”, afirmou Iara Bernardi.

Estratégias de busca – Segundo o secretário Clayton Lustosa, a busca ativa é a procura intencional realizada pela equipe de referência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) das ocorrências que influenciam o modo de vida da população em determinado território. Segundo ele, a busca ativa tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social para além dos estudos e estatísticas. 

“Para fazer a busca ativa dessas famílias, nós temos algumas estratégias, como o deslocamento da equipe de referência para o conhecimento do território; contatos com líderes comunitários, associações de bairros, igrejas etc.; obtenções de informações e dados provenientes de outros serviços essenciais, além de campanhas de divulgação, com distribuição de folhetos, colagem de cartazes e utilização de carros de som”, explicou o secretário.

Segundo o secretário da Cidadania, corroborando o que dissera Iara Bernardi, a medida é necessária para que os dados cadastrais dessas famílias possam ser usados para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. “Essas ações são divididas em três processos: averiguação cadastral de renda, averiguação cadastral unipessoal e revisão cadastral. Em Sorocaba, foram identificadas 13.276 famílias que devem regularizar seus cadastros. Elas tiveram ou irão ter os seus benefícios bloqueados se não houver a regularização”, disse Clayton Lustosa.

Dados da busca – Segundo o secretário da Cidadania, sua pasta já regularizou 34,3% das famílias, mas falta 65,7% do número total de famílias para regularizar. “Das famílias que estão com seus cadastros únicos desatualizados, 3.905 precisam do bolsa-família; 793 da tarifa social; 71 do BPC (Benefício de Prestação Continuada); 71 do BPC Idoso; sete do BPC Deficiente”, contabiliza o secretário. “Através de nossas frentes de trabalho, já conseguimos alcançar 55,14% das famílias e até o mês de junho queremos alcançar 100%”, afirmou Clayton Lustosa, observando que são feitas inclusive visitas nos domicílios das famílias não localizadas. 

Segundo ele, a busca ativa nos territórios teve início em 12 de abril e, desde então, têm sido realizadas ações em escolas e unidades de saúde, entre outras. “No dia 27 de maio, em parceria com a Secretaria de Saúde, no ‘Dia D’, que é o dia da vacinação, também vamos divulgar o Cadastro Único. No dia 30, estaremos no Teatro Municipal conversando com todos os diretores da rede de ensino”, antecipou o secretário, elencando também os diversos bairros em que já foram realizadas ações de divulgação da busca ativa, assim como a veiculação na imprensa local e em outros meios.

“Essas são as ações que estamos desenvolvendo para atualizar os cadastros dessas famílias para que nenhuma delas perca o seu benefício. É importante frisar que nenhuma delas perdeu o benefício. Elas apenas tiveram bloqueios no sistema, mas, a partir do momento que estiverem regularizadas, elas vão receber o benefício retroativamente”, destacou o secretário Clayton Lustosa ao finalizar sua apresentação. 

Fala dos vereadores – Após a fala do secretário, alguns parlamentares se manifestaram. O vereador Caio Oliveira (Republicanos) parabenizou o secretário pelo trabalho realizado. “As pessoas nos procuram nas comunidades para elogiar o trabalho da secretaria, essa atenção humanizada por parte da equipe da secretaria”. 

O vereador Fausto Peres (Podemos) também parabenizou o secretário e sua equipe pelo trabalho. “A Secretaria da Cidadania tem feito um trabalho humanizado mesmo. A gente percebe isso nas ações do dia a dia, nos atendimentos que estão ocorrendo”, afirmou o vereador.