Em entrevista à TV Câmara, vereador falou sobre saúde, segurança pública, regularização fundiária, entre outros assuntos
Auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência, problemas de segurança em UBSs, proteção a animais, melhorias no Mercado Distrital e regularização fundiária na Zona Leste foram alguns dos assuntos tratados pelo vereador Fernando Dini (MDB) em entrevista ao programa “Bate-papo com os Vereadores”, da TV Câmara Sorocaba.
No programa conduzido pelo apresentador Carlos Garbo na última terça-feira, 9, o parlamentar falou sobre projetos de lei de sua autoria, alguns dos quais já se tornaram leis, e sobre as ações de seu mandato, especialmente na região da Zona Leste.
Auxílio aluguel – Relembrando sua atuação, anos atrás, como Secretário de Segurança Pública, Fernando Dini discorreu sobre a importância do botão do pânico, implantado em sua gestão – um dispositivo que oferece proteção a centenas de mulheres sorocabanas. Na esteira dessa ação, o vereador falou sobre aprovação recente do projeto de lei de sua autoria que beneficia com auxílio-aluguel as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Dini explicou que muitas mulheres permanecem se sujeitando atos de violência psicológica e física por que não têm condições de romper esse ciclo de abusos por falta de independência financeira. Com o projeto aprovado, que se tornará lei em breve, cada mulher vítima de violência doméstica receberá o auxílio mensal de R$ 700. “É preciso dar condições para que a mulher possa se livrar dessa situação. O benefício vem para atuar como condição de empoderamento da mulher vitimizada, dando-lhe a segurança de poder reconstruir sua vida”, afirmou. O vereador explicou que o benefício será concedido por seis meses, prorrogáveis por igual período.
Segurança nas UBSs – Fernando Dini falou sobre problemas recentes de invasões e furtos em unidades de saúde. O vereador contou que em menos de 15 dias a UBS do Barcelona foi assaltada duas vezes por meliantes que levaram fiações elétricas para vender em ferros-velhos clandestinos. Por conta disso, a unidade de saúde ficou sem energia elétrica por determinado tempo, o que levou à perda de centenas de vacinas por falta de refrigeração.
Diante da situação, Dini cobrou providências ao prefeito Rodrigo Manga, que garantiu a implantação de vigias em todas as UBSs da cidade, priorizando as consideradas mais urgentes por terem sido invadidas várias vezes recentemente.
Proteção aos animais – O vereador também explicou lei de sua autoria que estabeleceu no âmbito da cidade de Sorocaba o conceito de “animais comunitários”. Aprovada no ano passado, a lei garante proteção aos animais cuidados por várias pessoas, normalmente um conjunto de moradores ou trabalhadores de determinado local. Por força da determinação, as casinhas e a alimentação ofertadas aos animais por seus responsáveis não poderão ser tiradas por outros que possam se incomodar com a presença do animal.
Com a classificação do animal comunitário, ficam garantidas a permanência de abrigo, a oferta de água e alimentos por seus cuidadores, em local previamente autorizado. Os terceiros que eventualmente venham a retirar o abrigo ou a alimentação poderão ser responsabilizados por maus tratos.
Mercado Distrital e regularização fundiária – Entre diversas outras ações de seu mandato tratadas na entrevista, Fernando Dini destacou suas conquistas em prol dos trabalhadores do Mercado Municipal, por meio de regularização dos boxes e implantação de sistema de segurança com acesso direto à Guarda Civil Municipal. De maneira similar, o vereador está cobrando da Prefeitura as mesmas medidas para o Mercado Distrital – demandas que deverão ser atendidas em breve.
O vereador salientou também luta recente pela regularização fundiária em diversos bairros da Zona Leste (Colorau, Vila Sabiá, João Romão e Zacarias) e do bairro Chácaras Ana Maria. Dini explicou que o último, onde habitam cerca de quatro mil pessoas, por ser ainda mais distante que os demais, sempre recebeu menor atenção do Poder Público. O parlamentar afirmou, entretanto, que tem conseguido grande avanço para realizar, o mais urgnete possível, a regularização fundiária no local.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista de Fernando Dini no programa “Bate-Papo com os Vereadores” está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara de Sorocaba (YouTube e Facebook).