A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT), que promove o evento anualmente, homenageando profissionais da saúde das mais diversas categorias
O Dia do Trabalhador da Saúde foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 11, no plenário da Casa, com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e profissionais de saúde. Como ocorre todos os anos, a iniciativa do evento foi do vereador Francisco França (PT), autor da lei que instituiu a data. Durante a solenidade, foram homenageados trabalhadores e trabalhadoras da saúde das mais diversas categorias profissionais, que receberam votos de congratulações por sua dedicação e compromisso com a saúde.
Além do vereador França, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra contou com a presença das seguintes autoridades: vereadora Iara Bernardi (PT); desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15); Anselmo Neto, secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, representando o prefeito Rodrigo Manga; Milton Sanches, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e do Conselho Municipal de Saúde; Cláudio Pompeo, secretário municipal da Saúde; e o vereador José Cláudio Pereira (PT), o Zelão, da Câmara de Votorantim.
O Dia do Trabalhador da Saúde foi instituído no calendário oficial do Município de Sorocaba por iniciativa do vereador Francisco França (PT), por meio da Lei nº 7.493, de 16 de setembro de 2005, de sua autoria, que fixou a data comemorativa em 12 de maio. Desde o ano seguinte à aprovação da lei pela Câmara Municipal, o evento vem sendo celebrado na Casa de Leis. A solenidade sempre conta com o respaldo do Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde).
Autoridades e homenageados – Na mesa estendida, estiveram presentes representantes de diversas entidades e instituições de saúde, como Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (Izídio de Brito, ex-vereador), Hospital Santa Lucinda (Carlos Aparecido Teles), Santa Casa de Misericórdia (Adriana Luciane Pereira), Sinsaúde (Cíntia Lopes), Força Sindical (Carlos Alberto dos Santos), Associação dos Servidores Públicos Municipais (Alexandro Pereira da Silva), Conselho Municipal de Saúde (Francisco Valério), além de Pablo Pistila, representando os diretores do Sinsaúde, além do ex-vereador Antônio Sérgio Ismael. O evento contou com apresentações musicais de Bárbara Pistila (voz e violão).
Foram homenageados os seguintes profissionais de saúde: Ana Caroline Alves Ribeiro; Bruna Letícia de Paula Honório; Carolina da Silva Ribas; Cristiane Ribeiro Adão; Débora Maranhão da Silva; Elizabete Cláudia dos Santos; Everton Benedito Máximo; Jovelina Pureza; Lucas Pereira Ramos; Lucas Eduardo de Oliveira dos Santos; Lucélia Lima de Senes Claro; Maria das Graças Arthur Machado; Maria Sueli Barroso Figueiredo de Moura; Norberto Cléber Araújo Camargo; Robson Arruda Favoreto; Rogéria Maria de Carvalho Santos; Rosana da da Cunha; Tatiane Vaz dos Santos; Teresa Romualdo da Silva; e Valdineia Brizola de Jesus.
A vereadora Iara Bernardi (PT) parabenizou seu colega de partido por promover todos os anos a sessão solene e discorreu sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. O vereador Zelão, do PT de Votorantim, disse que os homenageados da noite fizeram e fazem diferença na vida das pessoas. O secretário de Saúde ressaltou a importante de todos que trabalham na saúde, não só os médicos. O sindicalista Milton Sanches falou da luta dos profissionais de saúde e enfatizou que as mulheres são a maioria na saúde, ocupando entre 70 e 80 por cento dos postos de trabalho. O secretário Anselmo Neto deu seu testemunho sobre o heroísmo dos profissionais de saúde na pandemia. O desembargador João Batista Martins Cesar também destacou o papel dos profissionais de saúde na pandemia e falou sobre vacinação.
Discurso do vereador – Enfatizando que os profissionais de saúde estão presentes na vida das pessoas desde o nascimento até a morte, o vereador Francisco França (PT), em seu discurso, discorreu sobre a saúde como direito fundamental: “Mais do que uma lei a ser cumprida, a Constituição de um País é uma meta a ser alcançada. Em última instância, ela funciona como receita de uma nação saudável, prescrevendo os ideais para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária. É o caso da Constituição de 88, que, a despeito do poder de mando do capital, acabou acolhendo alguns direitos essenciais dos trabalhadores. Um desses direitos fundamentais é, sem dúvida, a saúde. E a Constituição foi muito clara ao prescrevê-lo como um verdadeiro mandamento: ‘A saúde é direito de todos e dever do Estado’” – enfatizou o parlamentar.
Francisco França ressaltou que, para que esse direito saia do papel, é preciso pensar na saúde de forma integral. “Um organismo saudável vai além da biologia. Ele se constrói socialmente e é também resultado das condições de vida das pessoas, que, muitas vezes, amargam moradia e trabalho insalubres”, afirmou o vereador, lembrando que esse conceito integral de saúde foi abraçado pela própria Organização Mundial de Saúde já em 1946 – o que implica em valorizar todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde e não só os médicos, razão de ser, segundo ele, dessa sessão solene que a Câmara Municipal de Sorocaba realiza, por sua iniciativa, há 17 anos. O vereador também agradeceu a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde pela parceria na construção do evento.
SUS e pandemia – França também falou sobre o papel dos profissionais na pandemia: “Com todos os seus problemas, o SUS é tão necessário que conseguiu sobreviver à pandemia e à catástrofe política que se abateram sobre o Brasil ao mesmo tempo. E foi graças ao heroico compromisso diário dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que o SUS conseguiu superar o caos político que o ameaçou e impediu a Covid de ser ainda mais devastadora” – afirmou Francisco França.
Por fim, o vereador exaltou o trabalho dos profissionais homenageados: “Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde homenageados nesta noite foram escolhidos pela dedicação com que desempenham suas funções. São profissionais das mais diversas categorias, que, com seu trabalho diário, contribuem para a saúde integral dos pacientes. É o caso do pessoal da limpeza dos hospitais e dos motoristas de ambulância, que nem sempre têm o seu papel reconhecido na promoção da saúde” – enfatizou Francisco França.
Além de parabenizar França pela realização da sessão solene, a vereadora Iara Bernardi (PT) discorreu sobre as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, citando outras categorias, como os professores, e lembrou do papel desses profissionais na pandemia: “Todos nós fomos colocados à prova na época da pandemia, e quem saía para as ruas, quem estava circulando, quem ia para os hospitais eram os trabalhadores da saúde. Então, parabenizo o vereador França por essa homenagem que ele promove todo ano junto com o Sindicato da Saúde. Esses trabalhadores e trabalhadoras, sem dúvida, merecem esse reconhecimento” – finalizou a vereadora.
A sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador da Saúde foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.