A iniciativa é do vereador Salatiel Hergesel (PDT), que ressalta o trabalho da entidade com crianças e adolescentes que possuem deficiências múltiplas
Os 30 anos de fundação do Instituto Maria Claro, entidade que atende crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, serão celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a se realizar na noite de segunda-feira, 15, às 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Salatiel Hergesel (PDT), que ressalta o caráter filantrópico da instituição e o importante trabalho social que ela realiza com crianças e adolescentes de baixa renda.
Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Maria Claro é mantido pelo Lar Espírita Ivan Santos de Albuquerque e atende cerca de 170 crianças e adolescentes de baixa renda, na faixa etária de zero a dezesseis anos, que possuem deficiências múltiplas, como dificuldade cognitiva, motora e sensorial, de leve à severa. Os serviços gratuitos oferecidos pelo Instituto Maria Claro compreendem atendimento terapêutico, pedagógico e social, envolvendo equipe multidisciplinar.
A história do Instituto Maria Claro remonta ao início da década de 60, quando a senhora Maria Glória Rodrigues Claro Camargo doou o terreno onde seria sediado o instituto. A ideia inicial de atender toxicômanos (designação dos dependentes químicos na época) foi alterada para a proposta de atender crianças com deficiências múltiplas, dada a carência de instituições com esse escopo. Dessa forma, tiveram início as atividades da Creche Especial Maria Claro, em 1993, atendendo inicialmente cinco crianças com deficiências múltiplas, que se ampliou com os anos. Em 2020, a entidade mudou sua razão social para Instituto Maria Claro.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e também pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba.