16/05/2023 10h22
atualizado em: 16/05/2023 11h11
Facebook

Vereador discorreu sobre seu projeto de lei que cria o Dia do Agente de Trânsito e outras atividades de seus 60 dias de mandato

Criação do Dia Municipal do Agente de Trânsito, Mercado Solidário nas comunidades e vacinação da gripe foram alguns dos assuntos abordados pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 16. No programa apresentado por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também comemorou seus 60 dias de mandato, os quais avaliou como muito proveitosos e de trabalho intenso.

Membro da Comissão de Economia do Legislativo, Caio Oliveira falou sobre a experiência de presidir algumas audiências públicas para discutir o Projeto de Lei nº 128/2023, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. “Foi uma tarefa de uma responsabilidade muito grande conduzir a discussão da LDO de uma cidade do tamanho de Sorocaba, mas os secretários municipais são tecnicamente muito competentes e trazem mais segurança para realizar o debate”, afirmou.

Agentes de trânsito – O vereador discorreu sobre o Projeto de Lei nº 103/2023, de sua autoria e em pauta na sessão ordinária desta terça-feira, 16, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sorocaba o Dia Municipal do Agente de Trânsito, a ser comemorado anualmente no dia 23 de maio. A data, segundo o projeto, é uma “homenagem à categoria que auxilia na implementação das políticas públicas de desenvolvimento urbano, sobretudo, na manutenção da ordem, além de realizar ações preventivas e educativas com o intuito de inibir acidentes, e garantir a vida humana no trânsito”.

Caio Oliveira destacou a importância do trabalho dos agentes de trânsito, principalmente no aspecto educacional. “Mesmo com déficit de funcionários, os agentes de trânsito fazem um trabalho exemplar de educação e conscientização em nossa cidade. Com isso, passamos a vê-los com outros olhos, não só pelo lado punitivo, da aplicação de multas”, explicou. O vereador parabenizou também os agentes por suas atuações durante a recente época de chuvas, quando trabalharam muito para resolver problemas decorrentes das enchentes.

Mercado Solidário – Caio Oliveira elogiou o trabalho do Fundo Social de Solidariedade com o projeto Mercado Solidário, que oferece produtos alimentícios e demais itens domésticos básicos gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele contou que a iniciativa teve início na Igreja Família e foi levado com muito sucesso para o Poder Público.

Diante disso, o vereador está reivindicando que a Prefeitura leve o Mercado Solidário às comunidades mais carentes de Sorocaba, entre elas Santa Luiza, Vila União, Fazendinha, Chácara do Lima, G2, G3, Ipanema Ville, Jardim Aeroporto e Canta Sapo. “Além de fornecer os produtos às famílias, essa é uma forma de educarmos a população também, porque as pessoas estão retirando apenas aquilo que têm necessidade”, afirmou.

Vacinação – Membro da comissão de Saúde Pública da Câmara de Sorocaba, Caio Oliveira comemorou uma conquista de seu mandato em relação à vacinação contra a gripe. Preocupado com a maneira com que as mudanças climáticas têm afetado a população, o vereador cobrou uma ação da Prefeitura junto aos governos estadual e federal para liberar vacinas para toda a população e, assim, prevenir sobrecarga nas unidades de saúde da cidade.

“A partir de hoje, todas as 33 UBSs estão oferecendo a vacina da gripe. Crianças a partir de seis meses até a fase adulta, todos podem tomar a vacina, o que cobramos por requerimento e foi uma vitória de nosso mandato na área da saúde pública”, concluiu Caio Oliveira.

O Jornal da Câmara também foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e está disponível nas redes sociais da Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).