Iniciativa visa criar ações de prevenção e combate à exploração sexual infanto-juvenil
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, nesta quarta-feira (17), um requerimento que pede à prefeitura a realização da campanha Maio Laranja em Sorocaba.
A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.
De acordo com a lei, durante a campanha devem ser desenvolvidas ações como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja, a promoção de palestras, eventos e atividades educativas, além da veiculação de campanhas na mídia com banners e folders contendo informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.
Dados da edição 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, entre os crimes de estupro de vulnerável registrados no país e envolvendo menores de 13 anos de idade, 82,5% foram cometidos por um conhecido da vítima, sendo que 40,8% eram pais ou padrastos e 37,2% irmãos.
Para o parlamentar Caio Oliveira, a realização da campanha Maio Laranja é extremamente importante para a cidade de Sorocaba. “Temos que fortalecer o olhar para nossas crianças e adolescentes. São ações que vão prevenir e combater esses crimes no nosso município. No requerimento, também solicitei um Disque Denúncia para registrar esses casos”, explica o vereador.
(Assessoria de Imprensa – vereador Caio Oliveira/Republicanos)