19/05/2023 11h06
atualizado em: 19/05/2023 11h11
Facebook

Vereador intermediou reunião entre funcionárias e representantes do Executivo nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira, 19, o vereador Fausto Peres (Podemos) realizou uma reunião na Câmara Municipal com representantes do Executivo e auxiliares de limpeza que estão enfrentando problemas relacionados à falta de pagamento de benefícios por parte da terceirizada Grupo Safe – empresa que era responsável pelos serviços de limpeza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

De acordo com as funcionárias, os extratos de suas contas na Caixa Econômica Federal (CEF) não apresentam os depósitos referentes aos benefícios previdenciários e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O problema afetou 19 trabalhadoras, além de outros casos de atraso salarial e não pagamento de férias. Em resposta às reclamações e questionamentos do vereador Fausto Peres, a empresa alegou que ocorreu algum erro no sistema da CEF, pois os depósitos já teriam sido efetuados.

Para esclarecer a situação, a fiscalizadora do contrato da Prefeitura se comprometeu a acompanhar as funcionárias ao banco e verificar se os depósitos foram ou não realizados. Caso se constate alguma irregularidade, Fausto Peres cobrará medidas do Executivo.

"Se, por acaso, os direitos trabalhistas das funcionárias não estiverem sendo depositados, exigiremos que a Prefeitura suspenda os pagamentos à empresa até que a situação seja regularizada. Essas mulheres desempenham um serviço importante para nossa cidade, são trabalhadoras que acordam cedo todos os dias e não merecem passar por essa situação. O mínimo que a empresa deve fazer é arcar com seus pagamentos", afirmou o vereador.