19/05/2023 12h19
Facebook

Vereador participou do programa Bate-Papo com os Vereadores desta sexta-feira, 19.

Educação, humanização no serviço público e falta de medicamentos na rede foram alguns dos temas abordados pelo vereador Salatiel Hergesel (PDT) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, conduzida por Carlos Garbo, na manhã desta sexta-feira, 19. O professor Salatiel iniciou o bate-papo falando de sua experiência como educador. 

O vereador atuou por 25 anos como professor de ciência, biologia e matemática, em escolas periféricas da rede pública. Também possui mestrado em educação, pela Unicamp, e é orientador pedagógico na rede municipal. “Eu sempre estudei em escola pública e por ter feito universidade pública, paga pelo contribuinte, na minha concepção, achava que tinha o dever de dar uma devolutiva a essas pessoas que pagaram meus estudos. Então, sempre gostei de trabalhar na periferia, onde a vida pulsa mais”, disse.

O parlamentar também avaliou as medidas adotadas no Município para combater e evitar atentados e violência nas escolas. O parlamentar reforçou que é preciso focar na assistência psicológica e emocional, com a presença de equipe técnica especializada, com a quantidade de profissionais necessários.

“As medidas de segurança são necessárias, mas são paliativas e não resolvem o problema. Não significa que não precisa ter, é preciso ter segurança nas escolas. Mas, no meu ponto de vista, não resolve o problema”, afirmou, defendendo ainda o respeito e o debate sobre diversidade. “A escola tem que ser cada vez mais aberta às diferenças, ao diálogo. Fazer do diferente o comum, o normal, para a pessoa sentir-se bem”, completou. 

Outro tema abordado durante a entrevista foi a construção de novas creches na cidade, cujas obras têm sido acompanhadas de perto pelo vereador. “Tenho conversado com o Secretário da Educação para que essas creches sejam administradas também por servidores públicos e não fiquem só para entidades parceiras”, disse. Segundo o vereador, as dez creches em construção “aliviam, mas não resolvem” o problema, pois não atendem totalmente a demanda. O vereador defende que o Município priorize às creches e alugue prédios para expandir as vagas.

Serviço Público - Diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, o parlamentar cobra humanização nas relações de trabalho e o fortalecimento do Centro de Referência da Educação, que deve ter multiprofissionais em “quantidade suficiente para atender aquilo que o profissional, dentro da sala de aula não consegue atender”, como frisou. 

Hergesel também citou um levantamento da secretaria de Recursos Humanos que apontou que no último ano foram oito mil dias de afastamento na Secretaria de Educação, que tem seis mil servidores. “Isso não está normal. Alguma coisa muito séria está acontecendo. Tratar da saúde emocional do trabalhador é melhorar o serviço público prestado à população”, destacou. 

O parlamentar também comentou a elaboração do plano de carreira, em curso, que abordará todos os servidores municipais da Prefeitura e demais entes, inclusive do Saae - com exceção da Urbes (por ser regime CLT). Hergesel citou pormenores referentes à autarquia e a reunião realizada nessa semana entre a diretoria do Saae e o Sindicato, em busca de unidade para avançar nas pautas da categoria. “Foi aberta uma comissão, com um ou dois servidores de cada setor, que vai representar a categoria junto ao sindicato”, disse.

O vereador discorreu ainda sobre projeto de lei de sua autoria que tipifica o assédio moral coletivo, atualizando uma lei já em vigor. Hergesel disse que existe o assédio ascendente, descendente e transversal, ou seja, nem sempre o assédio é praticado pela chefia junto a seus subordinados. Outra proposta do vereador, em tramitação na Casa, institui a campanha “Agosto Verde”, como o mês da primeira infância. 

Por fim, o parlamentar comentou a falta de medicamento na rede municipal e estadual, e falou sobre sua visita recente à Farmácia Popular, do Governo do Estado, no Hospital Regional, onde constatou a dificuldade de acesso da população aos remédios. “Fui informado que o espaço está em processo de reforma para que as pessoas tenham, minimamente, condições de permanecer esperando sua vez”, afirmou, anunciando que voltará ao local para continuar cobrando melhorias, inclusive a contratação de mais funcionários para atendimento.

O parlamentar também visitou UBSs e constatou a falta de remédios básico nas unidades, fato que também está sendo acompanhado. Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista de Salatiel Hergesel no programa “Bate-Papo com os Vereadores” está disponível na íntegra nas redes sociais da Câmara de Sorocaba (YouTube e Facebook).