23/05/2023 12h57
atualizado em: 23/05/2023 12h40
Facebook

De autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), a Lei nº 12.801, prevê a celebração do dia na data de 17 de outubro

Fica instituído no Calendário Oficial do Município de Sorocaba o “Dia pela Valorização da Prática da Vacinação”, a ser celebrado anualmente em 17 de outubro. É o que estabelece a Lei nº 12.801, de 19 de maio de 2023, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), publicada no Jornal do Município.

Na justificativa da lei, João Donizeti observa que, com a pandemia de Covid-19, a importância da vacinação se tornou mais evidente no Brasil e no mundo, uma vez que imunização é uma das principais formas de prevenir doenças e, por meio dela, o corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam seriamente o ser humano, podendo levar à morte. 

Descobertas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos (organismos que causam doenças em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos) em estado inofensivo, as vacinas tiveram grande avanço no decorrer dos anos. Uma das provas da eficácia das vacinas é a possibilidade de erradicar doenças, como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). 

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza 19 vacinas no país para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias, além de outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições clínicas especiais, como os portadores de HIV. Contudo, a adesão às campanhas de vacinação vem caindo, daí, segundo o autor da lei, a necessidade de promover campanhas de valorização da vacinação.