O empresário José Roberto Aparecido da Silva recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB)
O empresário José Roberto Aparecido da Silva, que, além de gerar empregos, realiza trabalhos filantrópicos na cidade, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 22. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com o vereador Francisco França (PT) e Francisco Tomás Lopes, acompanhado de Regina Lopes.
Na mesa estendida estiveram presentes familiares e amigos de José Roberto Aparecido da Silva, que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano acompanhado de sua esposa Cleide Pereira da Silva. A médica veterinária Clemance Kandrasovas Ferrato Cecon Garcia encaminhou um vídeo parabenizando o homenageado e também o vereador João Donizeti pela iniciativa. O evento contou com apresentações musicais de Auro Camargo (voz e teclado), que é servidor da Casa.
Construção da cidade – João Donizeti ressaltou que o Título de Cidadão Sorocabano é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal e ressaltou que José Roberto Aparecido da Silva é um dos muitos paranaenses que vieram para Sorocaba e ajudaram a construir a cidade. “É um exemplo para nós todos que ajudamos a construir esse país e, consequentemente, essa cidade. Pessoas que vieram dos mais diversos rincões, humildemente, muitas vezes enfrentando grandes dificuldades, mas conseguiram vencer e dar uma colaboração de valor incomensurável para Sorocaba”, afirmou o vereador.
Observando que a própria capital do Estado, São Paulo, foi construída, entre outros, pelo povo nordestino que para lá migrou, João Donizeti ressaltou o papel dos paranaenses sem Sorocaba, a quem chamou carinhosamente de “pés-vermelhos”: “Você está nessa leva migratória do chamado ‘milagre econômico brasileiro’, assim como milhares de paranaenses ‘pés-vermelhos’ que vieram para cá e deram uma enorme contribuição para que a nossa cidade seja hoje uma das melhores cidades do Brasil” – enfatizou.
O vereador Francisco França (PT), que também é paranaense, parabenizou o amigo e colega de parlamento João Donizeti pela iniciativa, lembrou que também é amigo e cliente do homenageado e disse que sente enorme orgulho, como sindicalista, ao ver a forma harmoniosa como José Roberto convive com seus funcionários e colaboradores.
Dados biográficos – Paranaense da cidade de Cambará, onde nasceu em 1963, filho de Laura Pereira da Silva e José Bento Pureza da Silva, José Roberto Aparecido da Silva cresceu em um lar repleto de afeto e união e recebeu de seus pais valores importantes para sua formação pessoal e profissional. Em meados de 1974, ainda criança, passou a residir em Sorocaba, onde estudou e constituiu família. Casou-se com Cleide Pereira da Silva, com quem tem quatro filhas, numa união de mais de 30 anos.
Trabalhou como vendedor ambulante, numa cerâmica de telha, na empresa Alberflex e no supermercado Vem Ka. Aos 16 anos, começou a trabalhar na Casa de Carnes Central no Mercado Municipal, ingressando neste ramo do comércio. Em 1986, comprou o seu próprio açougue na Vila Carvalho, onde permaneceu até 1991. Depois, adquiriu um açougue na Rua Tereza Lopes, onde trabalhou até 1998.
Foi então que seu antigo patrão ofereceu a ele a Casa de Carnes Vilamar, açougue que mantém até hoje. Durante sua trajetória, ajudou muitas famílias e realiza trabalho voluntário junto a várias entidades sem fins lucrativos, entre elas, a Santa Casa de Misericórdia. A Casa de Carnes Vilamar doa carnes para suprir as necessidades dos pacientes do referido hospital, conforme destacou o vereador na justificativa da homenagem.
“José Roberto, seguindo os ensinamentos de Cristo, muito faz pelo próximo sem esperar aplausos e, deste modo, transforma a vida de inúmeras pessoas, por vezes silenciosamente. Sabemos que ele não espera essa recompensa dos homens, mas através das suas boas obras, ajudando hospitais, associações beneficentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, ele é um exemplo para outros empreendedores” – enfatiza João Donizeti.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.