23/05/2023 14h38
atualizado em: 23/05/2023 14h47
Facebook

Claudio Sorocaba (PL) participou do programa Bate-Papo com Vereador na tarde desta terça-feira, 23.

O presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba (PL) participou, na tarde desta terça-feira, 23, do programa Bate-Papo com o Vereador, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, o parlamentar falou sobre projetos, o trabalho de fiscalização do executivo e o crescimento da produtividade do legislativo.

Em seu 4º mandato como vereador, Claudio Sorocaba falou sobre a trajetória na Câmara Municipal e os trabalhos desenvolvidos, incluindo as três oportunidades como presidente da Casa. Entre os destaques, a implantação da TV Câmara, criada para levar as informações do legislativo a toda a população, por toda a cidade.

Na atualidade, o presidente destacou o crescimento de produção do legislativo, que este ano soma quase 6 mil proposituras, a maioria de requerimentos à prefeitura. “Esse número mostra que estamos realizando nossa obrigação, fiscalizando o executivo.” disse. Claudio Sorocaba afirmou que mesmo com todo o trabalho, foi possível devolver mais de R$ 25 milhões aos cofres da prefeitura no primeiro mandato e mais R$ 1 milhão já no início deste ano, para auxiliar o executivo em ações de segurança para as escolas municipais.

Conquistas - Na área da saúde do município, Claudio Sorocaba lembrou da conquista do Pronto Atendimento (PA) 24 horas para o bairro Júlio de Mesquita e do atendimento pediátrico sem necessidade de agendamento às segundas, quartas e sextas-feiras. Ele também citou o novo aplicativo para agendamento de consultas na rede municipal. “Demos a ideia e o prefeito acatou”, falou, lembrando que o projeto está em fase de testa na região do Éden, mas com previsão de expansão para outras áreas da cidade. “Hoje fazemos tudo pelo celular, porque a saúde não usar esse sistema?”, ponderou.

Claudio Sorocaba também falou da cobrança para ações de combate à dengue no município, da conquista de isenção de taxa para feirantes e banheiros em feiras. Para a região do Julio de Mesquita, destacou a instalação de base da Guarda Civil Municipal (GCM) no Wanel Ville, além de canil e escola para treinamento de novos guardas. Ainda na zona oeste, falou sobre a chegada do BRT, que foi incluído no projeto após atuação do vereador. “Nossa região não seria contemplada, mas fomos para Brasília e conseguimos ampliar”, disse, citando a implantação de um terminal na praça do Ipiranga e um linhão até o Jardim Tatiana.

O presidente da Câmara citou ainda obras de revitalização de áreas de lazer no Wanel Ville, Jardim Torino, Jardim Montreal e Piazza de Roma, com construção de playground e quadras. “Estamos trabalhando naquela região, conseguimos com o governo municipal a implantação de várias escolas, no Júlio de Mesquita, Piazza de Roma e na Elias Maluf, continuidade do Wanel Ville”, contou. Ele falou também da futura ampliação da Avenida Vicente do Amaral.

Leis - Claudio Sorocaba comentou projetos de sua autoria que se tornaram leis, como o que prioriza o atendimento de crianças deficientes nas escolas, para que tenham direito a vaga nas unidades  mais próxima da residência; o fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde; e o velório gratuito para pessoas carentes. Falou sobre a criação da faixa de retenção para motociclistas, a autorização para manutenção externa de conjuntos habitacionais da CDHU e a duplicação da Avenida Itanguá e construção de viaduto na Américo Figueiredo. “É uma das regiões que mais cresce na cidade e vai aumentando o número de veículos. Se não se adequar, vai ter engarrafamento”, justificou.

O presidente lembrou ainda do projeto de resolução que criou a Comissão dos Direitos da Comunidade Negra, por conta do preconceito ainda existente na sociedade. Ele citou a situação recente do jogador Vinícius Junior, vítima de gritos racistas durante partida na Espanha. Ao final, destacou a atuação da Câmara ao lado da Prefeitura. “A cidade só vive esse momento por conta do relacionamento entre o Legislativo e Executivo”, disse. Ele afirmou que a Casa de Leis se preocupa em ajudar o governo e fiscalizar as ações, motivos que contribuem para a cidade ser uma das 10 melhores do pais para se morar e investir.