29/05/2023 14h53
atualizado em: 30/05/2023 10h23
Facebook

A ideia é otimizar o fluxo de veículos, desde que não interfira na segurança de pedestres e demais veículos.

O vereador Dylan Dantas (PSC) está requisitando um estudo para a implementação de livres conversões à direita (mesmo no sinal vermelho) nas vias urbanas de Sorocaba. A ideia é otimizar o fluxo de veículos na cidade, mas a proposta só será viável se não interferir na segurança de pedestres e outros veículos.

"Dadas as condições corretas, a conversão à direita livre pode ser uma maneira eficiente de melhorar o fluxo de tráfego", argumenta o parlamentar. A proposta de Dantas solicita que seja realizado um estudo pelo órgão competente para identificar as ruas onde a conversão à direita livre poderia ser implementada, bem como prazos para tal.

A base legal para essa inovação vem da Lei Federal 14.071/2020, que adicionou o Art. 44-A ao Código de Trânsito Brasileiro. O artigo declara: "44-A. É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código".

Essa prática já é amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa para facilitar o fluxo e agilizar o tráfego nas áreas urbanas. A proposta de Dantas visa estudar a viabilidade e a segurança dessa prática nas ruas de Sorocaba.

(Assessoria de Imprensa – vereador Dylan Dantas/PSC)