Em entrevista ao Jornal da Câmara, vereador também falou sobre seu trabalho em prol da regularização fundiária
O programa de trânsito “Travessia de Pedestre Iluminada”, estabelecido por lei de sua autoria, regularização fundiária em bairros da Zona Norte e sessão solene em homenagem ao movimento hip hop foram alguns dos assuntos abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União) em participação no Jornal da Câmara na manhã desta terça-feira, 30, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba.
O vereador destacou a Lei nº 12.788, de sua autoria, que estabeleceu em Sorocaba o programa de trânsito “Travessia de Pedestres Iluminada”, cujo objetivo é reduzir o número de atropelamentos noturnos, tornar a travessia mais segura, melhorar a segurança pessoal contra assaltos e iluminar o pedestre no ângulo de visão do motorista.
A lei estabelece que os locais destinados à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via e iluminados de acordo com critérios definidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), proporcionando segurança viária aos pedestres durante o deslocamento. Treviso destacou a importância dessas medidas também para a segurança dos condutores, evitando colisões traseiras causadas por freadas bruscas próximas às faixas de pedestres. Além disso, ele enfatizou que essa iniciativa é de baixo custo, uma vez que os refletores de energia solar necessários custam menos de R$ 100 nos dias de hoje.
Regularização fundiária – O parlamentar também abordou a questão da regularização fundiária, que se tornou uma das bandeiras de seu mandato. Treviso comemorou avanços conquistados nos bairros Jardim Marli, Itapemirim e Jacutinga. Segundo ele, muitos imóveis estão em processo de regularização por conta de sua cobrança ao governo estadual em parceria com a Prefeitura, e ainda há diversas comunidades precisando da medida.
Rodrigo do Treviso ressaltou que as pessoas são levadas a ocupar áreas invadidas devido às circunstâncias e necessidades, e é fundamental ajudar essas famílias a obterem a garantia e o reconhecimento da posse de seus imóveis. Ele mencionou um caso no Jardim Rodrigo, onde uma quadra inteira foi demolida após uma decisão judicial desfavorável. “Precisamos legalizar a situação desses imóveis para dar tranquilidade e dignidade às famílias”, afirmou.
Movimento hip hop – O vereador destacou a sessão solene em homenagem ao movimento hip hop que será realizada no plenário da Câmara Municipal, por sua iniciativa, nesta quarta-feira, 31, às 19h. Ele ressaltou a importância desse movimento nas comunidades, especialmente pela influência aos jovens que enfrentam circunstâncias desafiadoras e são atraídos pela criminalidade.
Treviso destacou o trabalho social realizado pelos artistas do hip hop, que levam a palavra de Deus e conseguem alcançar áreas onde o poder público muitas vezes não consegue chegar. Ele ressaltou a importância de valorizar esses artistas não apenas financeiramente, mas também reconhecendo e divulgando o trabalho que realizam.
Encerrando a entrevista, o parlamentar falou sobre uma reunião que realizou em Brasília com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a quem reivindicou recursos para revitalização da linha férrea e a reintrodução dos passeios de trem em Sorocaba.
O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo também pela TV Câmara e pode ser assistido na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.