01/06/2023 17h21
Facebook

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, Sorocaba registrou mais de 58 mil faltas em consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população SUS dependente, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, nesta quinta-feira (1°), um requerimento em que sugere a realização de uma campanha para reduzir faltas em consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente no período de janeiro a abril deste ano, Sorocaba registrou 58.251 faltas nas 33 UBSs.

O parlamentar, que também é membro da Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal de Sorocaba, defende a criação desta campanha o quanto antes. “São quase 60 mil faltas em quatro meses. Isso significa dinheiro público sendo jogado fora. O município está cumprindo sua missão de ofertar as consultas médicas nas 33 unidades, mas é preciso conscientizar toda a população que utiliza o SUS”, explica.

Ainda segundo Caio Oliveira, é necessário que essa campanha se torne fixa para que as pessoas atualizem seus cadastros nas UBSs e criem o hábito de avisar antecipadamente sobre a desistência da consulta.

“As redes sociais da Prefeitura de Sorocaba possuem um grande alcance. Precisamos utilizá-las em prol desta campanha, além da produção de releases à imprensa e utilização de busdoor e outdoor pela cidade”, completa.

(Assessoria de Imprensa – vereador Caio Oliveira/Republicanos)