02/06/2023 08h00
atualizado em: 02/06/2023 13h07
Facebook

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (PSC), Cláudio Pereira da Silva recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

O comerciante do ramo de alimentos Cláudio Pereira da Silva, que realiza trabalhos sociais na região do Jardim São Guilherme, onde tem uma pizzaria, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 1º de junho. A iniciativa da outorga do título foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que destacou a geração de empregos por parte do homenageado e o trabalho assistencial que realiza.

Além de Ítalo Moreira, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: professora Sílvia Martins, diretora da Escola Municipal Matheus Maylasky; advogado Valmir Aparecido dos Santos; Kelly Pavani, da Associação de Pais e Mestres da Escola Matheus Maylasky; e Ivone Pereira Santiago, prima do homenageado. Na mesa estendida, estiveram presentes familiares e amigos do homenageado. O evento contou com apresentações musicais do violinista Geazy Santos, que executou inclusive o Hino Nacional da abertura da sessão.

Causas sociais – Ítalo Moreira afirmou que Cláudio Pereira, conhecido como Moreno, e sua esposa Eliane Chagas são grandes empreendedores, gerando empregos na cidade, e destacou os trabalhos comunitários do homenageado, que sempre se engajou nas lutas do Jardim São Guilherme, inclusive no Conselho de Segurança Comunitária, colaborando com a segurança do bairro. “Moreno está sempre envolvido nas causas sociais, na saúde, na educação, na segurança, mobilizando a comunidade, com uma grande capacidade de unir e agregar pessoas, movido pela simplicidade e por um espírito cristão”, afirmou Ítalo Moreira.

O vereador contou que o ativismo social do homenageado em prol do bem comum se evidenciou até mesmo em plena pandemia, quando, a exemplo de outros comerciantes, também enfrentou dificuldades naquele momento. “Apesar disso, Moreno conseguiu movimentar as pizzarias de Sorocaba e criou um movimento que, durante a pandemia, levava pizzas para os profissionais de saúde, enfermeiros, médicos, pessoal da segurança e da limpeza, entre outros trabalhadores da saúde, como forma de reconhecimento pelo heroico trabalho desses profissionais durante a pandemia de Covid-19”, contou Ítalo Moreira.

Mais depoimentos – Os amigos e familiares de Cláudio Pereira destacaram seu caráter e esforço pessoal, além do trabalho em prol do bem comum, entre eles, Kelly Pavani, da Associação de Pais e Mestres, e a professora e diretora Sílvia Martins, que destacaram o papel de Claúdio Pereira na comunidade da Escola Matheus Maylasky desde que seus filhos ingressaram na unidade de ensino em 2013.

Ao agradecer o Título de Cidadão Sorocabano, Cláudio Pereira da Silva, o Moreno, se disse “muito feliz” por receber a homenagem, agradeceu o vereador Ítalo Moreira e lembrou da saga de sua mãe quando deixou a Paraíba com seis filhos para radicar-se em Sorocaba. “Uma mulher guerreira, com 33 anos, trazendo consigo seis filhos, com algumas galinhas cozidas no meio de farinha. Era somente isso que tínhamos para comer durante o período de três dias e três noites de viagem, cerca de 3 mil quilômetros. Sofremos muito, mas chegamos aonde nós chegamos”, afirmou. 

“Essa homenagem foi para mim, mas o meu coração transmite tudo o que disseram sobre mim para Rita Pereira da Silva, que é minha mãe. Se sou um guerreiro, é porque tenho minha mãe como referência na minha vida. Tudo que conquistei, com muita luta e determinação, devo a ela. Da simplicidade, ela fez com que seus filhos fossem pessoas honestas e trabalhadores. Mãe, o meu muito obrigado pelo filho que a senhora fez e pela referência que a senhora foi e é para todos nós, seus filhos e os nossos amigos” – finalizou Cláudio Pereira da Silva, dirigindo-se a sua mãe e emocionando o proponente da sessão e os demais presentes. 

Dados biográficos – O paraibano Claudio Pereira da Silva nasceu em 18 de fevereiro de 1975, filho de José Pereira da Silva e Rita Pereira da Silva. Em 1º de dezembro de 1980, sua mãe, aos 30 anos, juntamente os seus seis filhos, deixou a pequena cidade de Barra de São Miguel, terra natal do homenageado, hoje com população estimada de 6.095 habitantes, e rumou para a cidade de São Paulo, aonde chegou depois de três dias e três noites de viagem.

Tao logo chegou a São Paulo, a família veio para Sorocaba, passando a residir as sete pessoas em dois cômodos na casa de uma tia do homenageado, que, ainda criança, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Aos onze anos, enquanto estudava no Sesi, arranjou trabalho numa pizzaria, onde permaneceu até os 19 anos, quando decidiu montar seu próprio negócio. Assim nasceu a Pizzaria Morenos, no Jardim São Guilherme, que subsiste até hoje e emprega, direta e indiretamente, mais de 20 funcionários. 

Cláudio Pereira da Silva é casado com Eliane Chagas da Costa e pai de três filhos. Segundo Ítalo Moreira, o homenageado “é muito conhecido por sempre ser solícito com as pessoas, prestando um valoroso serviço assistencial e de acolhimento ao próximo no Jardim São Guilherme, chegando, inclusive, a salvar muitas vidas, sendo um exemplo de dedicação e retidão, com relevante contribuição para a sociedade sorocabana”.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e poderá ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.