Programa da Rádio Câmara recebeu ambientalistas e o vereador Rodrigo do Treviso, na manhã desta segunda-feira
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, foi tema do programa Radar Cidadão da Rádio Câmara, com a presença do vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) e ambientalistas. Com apresentação do jornalista Carlos Garbo, a atração contou com a participação do engenheiro agrônomo da Prefeitura, Clebson Ribeiro, e dos professores da Universidade de Sorocaba (Uniso), Vidal Dias da Mota Junior e Renan Angrizani de Oliveira.
A data, criada em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos ambientais e do desenvolvimento sustentável. “A população fala muito de meio ambiente, mas poucos tomam atitudes, como, por exemplo, a reciclagem. Não podemos ficar só no oba-oba é preciso focar nas ações”, iniciou o vereador Rodrigo do Treviso. O parlamentar falou sobre a degradação ambiental que é visível na região, citando como exemplo as nascentes que já secaram. “A natureza está nos mostrando. Estou falando, porque estou vendo na prática”, completou.
Durante o programa foram abordados diversos temas relativos ao meio ambiente, com foco na preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Também foi reforçada a reponsabilidade individual, coletiva e do Poder Público. “O planeta tem dado sinais de que as coisas podem ser tornar cada vez mais insustentáveis para a vida humana”, frisou Oliveira. O professor Vidal também discorreu sobre pesquisa, aquecimento ambiental e sobre o desequilíbrio ecológico e suas consequências. “É preciso repensar o crescimento”, pontuou.
Sustentabilidade – O vereador Rodrigo do Treviso falou sobre a importância de o Governo Público incentivar, por meio de políticas públicas, a implantação e disseminação da energia solar. O parlamentar citou ainda dois projetos de sua autoria de incentivo à coleta seletiva, que preveem desconto no IPTU e ainda pontuação para distribuição de prêmios, pela troca de materiais recicláveis.
Outros temas abordados foram energia circular, gestão ambiental e a reutilização de recursos pela indústria. Foi cobrado ainda o cumprimento do Plano de Arborização em Sorocaba, ampliação da coleta seletiva, manutenção dos parques e investimento em educação ambiental. “No final de junho já vamos entrar no cheque especial. Hoje já se consome mais recursos, do que a Terra consegue produzir”, pontou o professor Vidal.
Os participantes lembraram que Sorocaba já possui diversos instrumentos importantes para a preservação ambiental, instituídos por leis, como a Política Municipal de Meio Ambiente; a Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; a Política Municipal de Mudanças Climáticas; o Plano Municipal de Reocupação da Mata Atlântica e o Plano Municipal de Coleta Seletiva. Porém, apesar da legislação, a cidade recicla apenas de dois a três por cento dos resíduos produzidos.
Como ponto positivo, foi ressaltado a coleta e tratamento de 99% de esgoto no Município. “A gente precisa querer, mas, não é só o querer, é preciso ter uma legislação que seja cumprida, com continuidade”, afirmou Ribeiro. Transmitido ao vivo pela TV Câmara, o programa Radar Cidadão especial do “Dia Mundial do Meio Ambiente” ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa.