Por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), foram outorgados Títulos de Cidadania e Comendas do Mérito em Educação
Em razão do trabalho que desenvolvem na educação, professoras e professores foram homenageados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 5, por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e a professora Roseli Garcia, do Grupo de Pesquisa Criei do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos.
A professora Maria Walburga dos Santos recebeu a Comenda de Mérito em Educação. A professora Ana Paula Souza Brito recebeu o Título de Cidadã Sorocabana. A professora Maria Cristina de Deus Pires recebeu o Título de Cidadã Emérita. E os professores José Adão Neres de Jesus, Odirlei Paulino dos Santos e Luiz Fábio Santos receberam, cada um, o Título de Cidadão Sorocabano.
Professoras homenageadas – A professora Maria Walburga dos Santos, que recebeu a Comenda de Mérito em Educação, é doutora e mestre em Educação, História e Historiografia pela USP e docente da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba, desenvolvendo pesquisa sobre infância, educação infantil, jogos e brincadeiras e comunidades quilombolas.
A professora Maria Cristina de Deus Pires, que recebeu o Título de Cidadã Emérita, é pedagoga e professora na rede municipal de ensino, atuando na educação infantil e lutando pela valorização do magistério, especialmente dos profissionais que atuam na primeira infância, dada a importância dessa etapa da educação para que as crianças se desenvolvam plenamente.
A professora Ana Paula Souza Brito, que recebeu o Título de Cidadã Sorocabana,é orientadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e docente na Unip. Fez Mestrado e Doutorado na Unicamp, com pesquisa relacionada ao trabalho docente e o cotidiano escolar, além de ter sido militante do Fórum Popular de Educação de Sorocaba.
Professores homenageados – O professor Luiz Fábio Santos, que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, é mineiro de Bocaiúva, oitavo filho de Maria Anselma, viúva, boia-fria, cortadora de cana-de-açúcar e contadora de histórias Ela foi a grande incentivadora para que o filho estudasse. Luiz Fábio Santos é professor e supervisor da rede municipal de ensino e atua na Educação de Jovens e Adultos.
O professor Odirlei Paulino dos Santos, que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano é paranaense de Santo Antônio da Platina, filho de agricultores, que vieram para a região de Sorocaba em 1986. Graduado em Pedagogia em 2004, atua na rede municipal de ensino e é diretor de escola. Fez mestrado na Universidade Federal de São Carlos e integra grupo de pesquisa sobre a infância.
O professor José Adão Neres de Jesus, que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, é mineiro de Ouro Verde. Graduou-se em Filosofia na Universidade Sorocaba, em 1996, é Mestre em Educação e vem dedicando toda sua vida aos estudos e à educação de qualidade. É professor efetivo da rede estadual de ensino, atuando na Escola Estadual Dr. Gualberto Moreira, e foi diretor da Escola Estadual Getúlio Vargas. É diretor da Escola Municipal Dr. Oswaldo Duarte.
“Mérito indiscutível” – A vereadora Iara Bernardi (PT) destacou que as professoras e professores foram escolhidos para receber as homenagens em razão de seu indiscutível mérito e da trajetória na área da educação. “São pessoas assim a que ninguém nega o mérito dos títulos que estão recebendo. E fico muito feliz de realizar essa sessão solene com tantos companheiros e companheiras, colegas da área da educação”, enfatizou a vereadora.
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) parabenizou Iara Bernardi pela iniciativa da sessão solene e ressaltou o mérito e a dedicação de cada um dos homenageados à educação. A professora Roseli Garcia também falou da importância da homenagem. Por fim, Iara Bernardi apresentou o currículo de cada docente, ressaltou suas ações em prol da educação e relembrou episódios da história de cada um, muitos dos quais também vivenciou.
"Operários da educação" – Falando em nome dos homenageados, o professor José Adão Neres de Jesus agradeceu a vereadora Iara Bernardi pelas homenagens, bem como a todos os presentes pelo compromisso com a educação. Mencionou a trajetória dos homenageados, que vieram de família humilde e tiveram de enfrentar muitas dificuldades para estudar, inclusive ele próprio, que, segundo contou, tinha sido destinado ao trabalho braçal, não ao estudo, uma prática comum na época em que as famílias pobres não tinham condições de colocar todos os filhos nas escolas.
José Adão Neres também recorreu à poesia para falar em nome dos homenageados: “O poeta Vinícius de Moraes, no poema ‘Operário em Construção”, começa assim: ‘Era ele que erguia casas / Onde antes só havia chão. / Como um pássaro sem asas / Ele subia com as casas / Que lhe brotavam da mão’. O educador é outro tipo de operário, que fica muito feliz quando vê a criança, que nem sabe a garatuja, se desenvolver com a educação. É isso que nos une: essa crença de que a educação pode mudar a vida dos filhos e filhas dos trabalhadores” – afirmou, defendendo a valorização da educação.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano, onde pode ser vista na íntegra.