A iniciativa é do vereador Fábio Simoa (Republicanos), como parte do Dia Mundial de Doação de Sangue e da Semana Municipal de Doação de Plaquetas.
A campanha “Junho Vermelho”, que engloba o mês de conscientização mundial sobre doação de sangue e a Semana Municipal de Doação de Plaquetas, será objeto de sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada na noite desta terça-feira, 13, a partir das 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo sorocabano e autor da Lei 12.537, de 8 de abril de 2022, que instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Plaquetas, celebrado anualmente em 8 de junho.
Doador de plaquetas há alguns anos, Fábio Simoa explica que o propósito da sessão solene é homenagear pessoas que são doadoras de sangue e de plaquetas, com o objetivo de incentivar a prática. O vereador acrescenta que a Secretária da Saúde também realiza, em Unidades Básicas de Saúde, ações voltadas para divulgação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Plaqueta.
Importância da doação – De acordo com o Hemocentro do Estado de São Paulo, a doação de plaqueta beneficia muitos pacientes, “especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, entre outros”. A doação pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. O limite máximo é de quatro doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
Para doações, o interessado deve procurar o Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), em Sorocaba, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564. Os telefones para informações são: (15) 3224-2930 e (15) 3332-9461. O Colsan funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 12h30 (exceto feriados) e possui estacionamento gratuito no local.
(Assessoria vereador Fábio Simoa – Republicanos)