A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), como parte do Dia Mundial de Doação de Sangue e da Semana Municipal de Doação de Plaquetas
A Campanha “Junho Vermelho”, que engloba o mês de conscientização mundial sobre doação de sangue e a Semana Municipal de Doação de Plaquetas, foi objeto de sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite desta terça-feira, 13, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo sorocabano e autor da Lei 12.537, de 8 de abril de 2022, que instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Plaquetas, celebrado anualmente em 8 de junho.
Além de Fábio Simoa, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Marcos José Nanini de Oliveira (PSB), vereador de Itapetininga; Alexandre Ascêncio, coordenador da rede de saúde pública de Sorocaba, representando o secretário de Saúde, Cláudio Pompeu; diretor técnico do Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), Frederico Brandão; e Eder Massakasu Aono, que já fez mais de 200 doações de plaquetas. O evento contou com apresentações musicais de Lilian Araújo.
Doador de sangue há muitos anos e de plaquetas há alguns anos, Fábio Simoa explicou que o propósito da sessão solene foi justamente homenagear pessoas que são doadoras de sangue e de plaquetas, com o objetivo de incentivar essa prática na sociedade. O vereador ressaltou que “a doação de plaquetas e sangue é um tema de extrema relevância para o cidadão e para a saúde pública e destacou que a Secretária Municipal da Saúde tem sido parceria na promoção da campanha “Junho Vermelho”, desenvolvendo várias ações na Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O diretor técnico do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão, relatou a história da gestora da Colsan, uma associação beneficente fundada em 1959, e destacou o voluntariado de todos os doadores de sangue e plaquetas. Também fez um balanço da quantidade de sangue coletado pela Colsan, que conta com onze postos de coleta no Estado, coletando cerca de 13.500 bolsas de sangue por mês e fornecendo aproximadamente 21.500 hemocomponentes, mensalmente, para cerca de 100 hospitais.
Importância da doação – De acordo com o Hemocentro do Estado de São Paulo, a doação de plaqueta beneficia muitos pacientes, “especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, entre outros”. A doação pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. O limite máximo é de quatro doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
Para doações, o interessado deve procurar a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), em Sorocaba, localizada na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564. Os telefones para informações são: (15) 3224-2930 e (15) 3332-9461. O Colsan funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 12h30 (exceto feriados) e possui estacionamento gratuito no local.
Durante a sessão solene, também foram homenageados doadores de sangue e plaquetas e servidores da Colsan e o vereador Fábio Simoa, bem como os demais participantes que se pronunciaram na solenidade, destacaram a segurança e a importância para a saúde da doação de sangue e plaquetas. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.