Atividade de aprimoramento e qualificação foi realizada pela Ofebas, em parceria com a Escola do Legislativo
Com a presença de representantes de entidades do terceiro setor, foi realizada, na tarde desta quarta-feira, 14, no plenário da Câmara, a abertura do encontro de capacitação para entidades sociais, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Ofebas (Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba). O objetivo da iniciativa é levar conhecimento e qualificação para pessoas que atuam em instituições e organizações sociais.
Participaram da mesa principal do evento o vereador Luis Santos, 1º vice presidente da Câmara de Sorocaba; o dr. Paulo Marquêz, coordenador geral do Laboratório de Inovação do Legislativo (LabLeg Sorocaba); Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas; Clayton Lustosa, secretário da Cidadania de Sorocaba; Carlos Alberto Mineiro, secretaria interino de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim; professor Luiz Marins, antropólogo e consultor de empresas; o jornalista Fernando Assanti, especialista em economia e meio ambiente.
“É com muita alegria e satisfação que recebemos todos vocês da luta social, que conhecemos a muitos anos na nossa batalha pelo bem estar social, principalmente dos que mais precisam. Nosso grande motivacional é o ideal de melhor servir quem mais precisa e vocês são experts em fazer isso”, destacou Luiz Santos, lembrando ainda das barreiras enfrentadas pelas entidades do terceiro setor no cotidiano.
A gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, explicou sobre o trabalho de assessoramento técnico que a entidade realiza com organizações que promovem ações sociais de relevância na área social. “Através da educação trazemos a evolução e o conhecimento necessário ao nosso setor”, disse. Clayton Lustosa e Carlos Mineiro parabenizaram a realização da atividade e a iniciativa da Ofebas, em parceria com a Escola do Legislativo, de proporcionar conhecimento a quem trabalha com o terceiro setor.
Na sequência, o professor Luiz Marins apresentou uma palestra sobre motivação e liderança para entidades do terceiro setor, seguida de uma apresentação do jornalista Fernando Assanti, responsável pela captação de recursos do instituto Selo Social, de Santa Catarina, que atua em todo o Brasil. Ele explicou sobre a entidade e o trabalho desenvolvido para promover a certificação a instituições sociais, empresas privadas e órgãos públicos por indicadores socioambientais.