15/06/2023 10h02
Facebook

O vereador é autor da lei que instituição a semana e o Dia do Nordestino no calendário oficial do município

O Dia do Nordestino e a Semana da Nordestinidade serão comemorados oficialmente pela primeira vez em Sorocaba, o que é motivo de comemoração por parte do vereador Luis Santos (Republicanos), autor da lei que instituiu as referidas datas comemorativas. O vereador concedeu entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 15, quando falou sobre o assunto. 

Luis Santos é autor da Lei nº 9.099, de 15 de abril de 2010, que instituiu o “Dia do Nordestino” e a “Semana da Nordestinidade” no calendário oficial do Município de Sorocaba, a serem comemorados, respectivamente, no dia 24 de junho e no período entre 24 e 30 de junho. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o parlamentar explicou as razões da lei.

“Essa lei foi uma solicitação da comunidade nordestina, que, em dados estimados, chega a 100 mil pessoas em Sorocaba, entre imigrantes e seus descendentes. Os nordestinos tiveram participação efetiva no desenvolvimento da cidade e merecem essa homenagem”, enfatizou Luis Santos, destacando a figura do empresário pernambucano Severino Pereira da Silva (1895-1986), que trouxe muitos trabalhadores nordestinos para trabalharem na indústria têxtil de Sorocaba e está nas origens do Bairro Santa Rosália, cuja avenida principal leva seu nome.

Objetivos da lei – De acordo com a lei de Luis Santos, o objetivo da Dia do Nordestino e da Semana da Nordestinidade é divulgar e estimular o conhecimento da cultura e literatura nordestinas, através de debates, seminários, realização de apresentações folclóricas, além de exposição de produtos típicos do Nordeste.

Para tanto, poderão ser realizados eventos em vários pontos da cidade com grande concentração de pessoas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, que neste ano efetiva oficialmente a realização da Semana da Nordestinidade, com uma programação gratuita, envolvendo música, literatura, comidas típicas, artesanato, oficinas de culinária, palestras e entrevistas.

A Semana da Nordestinidade, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura, tem início nesta quinta-feira, 15, com a exposição “O Nordeste Está Aqui!”, na Estação Cultural, localizada na Avenida Afonso Vergueiro, 330, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. A mostra contará com fotos do cangaço, artesanato e vestimentas nordestinas e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, até o dia 30 de junho. 

A participação do secretário municipal de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, na entrevista do vereador Luis Santos à Rádio Câmara, estava prevista, como uma das programações da semana, mas, devido a problemas técnicos, não foi possível efetivar a participação do secretário.

Programação da Semana da Nordestinidade


– Exposição “O Nordeste Está Aqui!” na Estação Cultural – 15 a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

– Entrevista na Rádio Câmara com a folclorista e professora Mary Dantas Agostinelli e o vereador Luís Santos, no dia 22 de junho, às 14 horas.

– Feira da Nordestinidade, com comidas típicas, artesanato e apresentações artísticas, no bolsão em frente à antiga Estação Ferroviária, das 10 às 16 horas. 

– Oficina Gastronômica Nordestina (Adulto), 27 de junho, às 14 horas, e Oficina Gastronômica Nordestina (Infantil), dia 29 de junho, às 10 horas, na Estação Cultural. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas de 19 a 23 de junho, das 8 às 17 horas, pelo telefone: (15) 3212-8170

– Palestra com a folclorista e professora Mary Dantas Agostinelli, às 19 horas, na Estação Cultural.

A Estação Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 330, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária.