A iniciativa da homenagem a Susete Santiago (educação), Vanderlei Testa (cidadania) e Eliseu Sentelhas (esporte) foi do vereador Fernando Dini (MDB)
Por suas realizações sociais no campo da educação, cidadania e esportes, a professora Susete Santiago Stievano, o jornalista Vanderlei José Testa e o desportista Eliseu Sentelhas foram homenageados pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene na noite de quinta-feira, 15.
A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (MDB), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com Simei Lamarca, diretor de área da Secretaria de Meio Ambiente; Francisco Assis Pontes, diretor da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas; Rubens Mezzadri, ex-vereador de Votorantim e presidente do Lions Clube Internacional; e Aparício Ferraz, que já foi diretor de escola.
“Essa é uma noite memorável pela oportunidade de mostrarmos algumas pérolas da nossa sociedade, pessoas que realizam um trabalho inestimável nas áreas de educação, cidadania e esporte”, afirmou Fernando Dini, que destacou a trajetória dos homenageados em seus respectivos campos profissionais e falou da importância de se reconhecer publicamente esse trabalho por meio do Legislativo municipal, objeto da sessão solene.
Sandra Susete – Sandra Susete Santiago Stievano, que recebeu a Comenda de Mérito em Educação, é paulista de Catiguá e mudou-se para a cidade de São Paulo em 1992. É licenciada em História e Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, além de Mestre em Educação. É casada e mãe de uma filha.
Começou a carreira no magistério como professora alfabetizadora, em Santo André. Em 1996, passou a trabalhar na formação de professores. Em 2008, mudou-se para Sorocaba. Além de atuar como coordenadora pedagógica, assumiu a direção de várias escolas estaduais, entre elas, a Escola Senador Vergueiro, onde trabalha atualmente.
Eliseu Sentelhas – Agraciado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)”, Eliseu Sentelhas nasceu em 3 de agosto de 1949, no Bairro Votocel (hoje Votorantim), filho de André Sentelhas e Carmen Sanches Sentelhas. Foi jogador de várias equipes da região, como Votocel, Seleção do Quartel, Rio Acima, Floresta, entre outros.
Como árbitro de Futsal, atuou na Liga Sorocabana de Futebol de Salão, na Federação Paulista de Futebol de Salão e na Confederação Brasileira de Futebol de Salão, tendo apitado várias finais de torneios. Conquistou vários prêmios como melhor árbitro. Também ocupou cargos administrativos em entidades desportivas.
Vanderlei Testa – Agraciado com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, Vanderlei José Testa nasceu em Sorocaba em 27 de janeiro de 1947, filho de Ernesto Testa (ferroviário) e Carmela Macari Testa (operária). É casado e pai de uma filha. Estudou em escolas públicas da cidade e formou-se em Química Industrial, trabalhando como químico na Estrada de Ferro Sorocabana. Também é formado em Administração de Empresas.
Jornalista profissional desde 1979, assumiu diversas editorias de revistas na cidade. Foi presidente e fundador da Associação Nossa Senhora da Ponte, entidade da Arquidiocese de Sorocaba que instalou e é responsável pelos equipamentos digitais retransmissores da Rede Vida, da qual é repórter há 24 anos. Também foi presidente da Associação Sorocabana de Imprensa e é articulista do jornal “Cruzeiro do Sul”, entre diversas outras atuações.
A sessão solene contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini, acompanhada por sua banda, formada pelos músicos André Oliveira (violão), Luis Alves (contrabaixo) e Amaral (bateria). O evento, que também contou com a presença do ex-vereador Izídio de Brito (PT), foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser visto na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.