19/06/2023 12h39
atualizado em: 20/06/2023 09h34
Facebook

Controlador e ouvidor geral participaram do programa da Rádio Câmara nesta segunda-feira

O trabalho e Controladoria Geral do Município e da Ouvidoria foi tema do programa Radar Cidadão, da Rádio Câmara, desta segunda-feira, 19, com a presença do controlador Carlos Alberto de Lima Rocco Junior e do ouvidor geral Evandro Bueno da Silva. Com apresentação de Carlos Garbo, o programa abordou, entre outros pontos, os meios de controle interno e de recebimento e acompanhamento de denúncias. 

A controladoria, como órgão de controle interno da gestão municipal, é uma obrigação legal do Município e abriga os setores de corregedoria, ouvidoria, auditoria geral, coordenadoria geral de proteção dados e transparência pública. “São os órgãos que têm por atribuição esse recebimento de reclamações, de denúncias, além da análise dos processos de contratação e de como toda essa informação é divulgada à população, pelo Portal da Transparência e Lei de Acesso à informação”, explicou o corregedor.

Já a ouvidoria municipal, por meio de canais como o 156, acolhe demandas da população, mas também ouve os munícipes in loco, nos bairros, por meio do projeto “Ouvidoria Ativa”. “A maioria das demandas são coletivas, sobre o que o bairro está precisando. Assim você consegue enxergar de forma mais objetiva quais as melhorias e encaminhá-las às secretarias responsáveis, otimizando o trabalho de forma mais assertiva”, explicou o ouvidor. 

Sobre o canal telefônico, ele destacou que o sistema de captação das demandas foi melhorado com a criação da fila de espera. Outro meio de contado, que otimizou o recebimento de demandas, é o WhatsApp oficial da ouvidoria (15 991292426). Outra forma de contatar o órgão é através do atendimento presencial no Paço Municipal e nas Casas do Cidadão. De acordo com o ouvidor, conforme prevê a legislação, o prazo para devolutiva do problema apresentado à ouvidoria é de 20 dias.

Os convidados comentaram ainda sobre a nova lei de licitações, cuja obrigatoriedade de vigência está prevista para 29 de dezembro, e sobre a conquista de Sorocaba do Prêmio Cidades Sustentáveis, pela realização do Mutirão do Emprego. “Há um incentivo governamental, para que isso se reverta em benefício para a própria cidade, pois a população empregada ela também está fomentando o comércio e gerando arrecadação de impostos”, reforçou Rocco. 

A próxima edição do evento será em 27 de junho, no Parque Tecnológico, unindo empresas com vagas de trabalho e a população em busca de oportunidades, como reforçaram os entrevistados. “Hoje trabalhamos com várias frentes, mas a frente do trabalho é muito importante”, frisou o ouvidor, que citou a vinda de novas empresas à cidade e a geração de empregos como focos da atual gestão. 

Transmitido ao vivo pela TV Câmara, o programa Radar Cidadão com os representantes da Corregedoria Geral do Município ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa.