O vereador falou sobre leis de sua autoria e sua luta para criar um centro de atendimento de fibromialgia nos moldes do dedicado ao autismo
Implantação de um Centro de Referência da Dor Crônica e Fibromialgia e a redução do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) foram alguns dos temas abordados pelo vereador Dylan Dantas (PSC) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 20, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato.
Dylan Dantas é autor da Lei 12.424, de 5 de novembro de 2021, que criou o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Fibromialgia”, realizado no dia 12 de maio, com o objetivo de despertar a consciência da sociedade acerca do sofrimento enfrentado pelas pessoas acometidas por fibromialgia. “É uma enfermidade que envolve uma dor crônica em todo o corpo e, por conta disso, leva muitas pessoas à fadiga e à depressão”, observa.
Para o vereador, é importante discutir a gravidade da doença, que nem sempre é compreendida por cônjuges, filhos e demais parentes que convivem com a pessoa acometida. Dylan Dantas oferece como exemplo a sua própria experiência, uma vez que sua mãe sofre com fibromialgia e, no passado, quando os parentes não compreendiam isso, tornava-se ainda mais difícil para ela enfrentar a doença. O vereador também integra os 5% de homens que tem fibromialgia, uma doença que afeta mais as mulheres.
“A Prefeitura de Sorocaba abraçou essa lei e, no mês passado, realizou uma campanha de conscientização sobre a fibromialgia em pelo menos doze Unidades Básicas de Saúde da cidade”, conta. Dylan Dantas explicou sua luta pela criação do Centro de Referência em Atendimento ao Autismo, que envolveu a criação de uma comissão de estudos, requerimentos e uma audiência pública. A proposta foi encampada pelo Executivo e o Centro de Atendimento ao Autismo será implantado, oferecendo 160 vagas iniciais, mais outras 202 vagas com outras entidades do terceiro setor que cuidam do autismo”, conta, afirmando que vai seguir esses mesmos passos para conquistar a criação do Centro de Fibromialgia.
Dylan Dantas também defendeu o seu projeto de lei que prevê uma nova tabela do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). “Fizemos um estudo e constatamos que diversas cidades do estado de São Paulo tem uma alíquota máxima do ITBI de 2%. É o que quero propor para a cidade de Sorocaba”, disse, observando que seu projeto de lei foi para a oitiva do Executivo. Na entrevista, entre outros assuntos, o vereador também discorreu sobre o seu projeto de lei, já aprovado, que institui o Dia do Rock em Sorocaba e sobre os valores éticos, como a honestidade e a franqueza, que norteiam seu mandato e sua vida.
A entrevista de Dylan Dantas à Rádio Câmara foi transmitida também pela TV Câmara e está disponível na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.