20/06/2023 15h05
Facebook

O vereador atuou junto ao Ministério Público e a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal para essa conquista histórica para Sorocaba.

Após deliberação da Justiça e com a homologação de um acordo judicial, a Gerdau — empresa que recentemente foi denunciada em ação por danos coletivos e ambientais — terá de arcar com multa de R$ 500 mil reais, valor esse que será destinado ao FAMA (Fundo Municipal do Meio Ambiente) e será aplicado em projetos ambientais do município. Além da multa, será realizada a recuperação de aproximadamente 28 mil metros quadrados de área de preservação permanente como parte do acordo entre a empresa e o Ministério Público.

O vereador Dylan Dantas (PSC) atuou em conjunto com o Ministério Público e a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA), junto do Promotor de Justiça responsável pela ação Dr. Jorge Marum, da secretária da SEMA Cilene Bordezan, e dos técnicos ambientais liderados pelo servidor Clebson Ribeiro, visando a melhor destinação desses recursos.

"Atuamos no caso por entender a importância de preservarmos o meio ambiente, intermediando junto ao MP e a SEMA, e após exaustivos estudos sobre qual seria o melhor fim para esse valor, chegamos à algumas opções, e dentre elas essa ação de reflorestamento cumulada com o valor da multa de R$ 500 mil, que será destinado a projetos ambientais do município, foi a melhor escolha", afirmou o parlamentar.

A região em questão receberá espécies de árvores nativas, específicas para áreas com alta umidade de solo conforme determinado em estudo técnico. "A intermediação do Vereador Dylan Dantas foi importante para definirmos a vinculação da doação a projetos ambientais e para a identificação das áreas que necessitam de recuperação", afirmou o Dr. Jorge Marum.

(Assessoria de Imprensa – vereador Dylan Dantas/PSC)