A iniciativa é do vereador Dylan Dantas (PSC), que ressalta a importância do jornal e da Fundação Ubaldino do Amaral para Sorocaba e região
Os 120 anos do jornal “Cruzeiro do Sul” serão comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada nesta quinta-feira, 22, às 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Dylan Dantas (PSC), que ressalta a importância do veículo de comunicação para Sorocaba e região, bem como da Fundação Ubaldino do Amaral, que, além do jornal, é mantenedora ou apoiadora de diversas entidades sem fins lucrativos em áreas como educação e saúde.
Dylan Dantas lembra que o jornal “Cruzeiro do Sul”, fundado em 1903, é um dos mais antigos do país. Em relação aos grandes jornais, só é mais novo do que o jornal “O Estado de S. Paulo”, o “Estadão”, fundado em 1875. O jornal “O Globo”, por exemplo, começou a circular em 29 de julho de 1925, e o jornal “Folha de S. Paulo”, começou a circular, com o nome de “Folha da Noite”, em 19 de fevereiro de 1921.
O vereador lembra que, na década de 1960, o jornal Cruzeiro do Sul passou a ser mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral, uma entidade sem fins lucrativos, que também é mantenedora de várias outras instituições, como o Colégio Polítecnico, além de atuar em várias ações de filantropia, praticando a beneficência em assistência social, amparando pessoas comprovadamente carentes, sobretudo crianças e adolescentes, e buscando o aperfeiçoamento moral e intelectual da sociedade.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.