A representante do Centro Cultural de Tradições Nordestinas, Selma Araújo, falou sobre a importância da semana, instituída por lei de Luis Santos
A “Semana da Nordestinidade”, instituída por lei de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos) e que está sendo realizada até o final do mês, foi tema da entrevista de Selma Araújo, do Centro Cultural de Tradições Nordestinas, ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 22, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, ela falou sobre a programação da semana e a importância de sua realização.
O Dia do Nordestino, comemorado anualmente no dia 24 de junho, e a Semana da Nordestinidade, realizada no período de 24 a 30 de junho, são datas comemorativas instituídas pela Lei nº 9.099, de 15 de abril de 2010. “Essa lei é muito importante devido à grande quantidade de nordestinos existentes na cidade de Sorocaba. A realização da Semana da Nordestinidade é uma forma de mostrar um pouco da nossa cultura, dos nossos costumes, da nossa culinária”, afirmou Selma Araújo.
Um dos eventos da semana é a exposição “O Nordeste Está Aqui”, que fica aberta ao público na Estação Cultural até o dia 30 de junho. Oficinas de culinária, literatura de cordel, a saga dos retirantes e imagens do cangaço, notadamente de Lampião, além de palestras, são algumas das atrações do evento. A Estação Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 330, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. A entrevista de Selma Araújo foi realizada por meio de uma parceria entre a Rádio Câmara e a TV Prefeitura e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.